A jornalista Jocely Abreu recebeu no Programa da Jô – Edição Podcast desta segunda-feira, a médica cardiologista Joicely Costa, que esclareceu os internautas do ac24horas sobre os principais problemas relacionados ao coração, e as formas de evitá-los.
Segundo Joicely, o Acre atingiu níveis epidêmicos em relação a doenças cardiovasculares e uma das explicações está relacionada à pobreza da região norte e falta da adoção de um estilo de vida saudável: “o sedentarismo, o consumo exagerado de bebida alcoólica, o tabagismo, tudo isso interfere nas taxas de glicose do sangue, aumento da pressão arterial, causando doenças como obesidade. Quando eu cheguei ao Acre em 2006, achei que encontraria um panorama legal, afinal a amazônia é o pulmão do mundo, mas essas doenças são epidêmicas no nosso meio”.
A falta de acesso ao tratamento especializado, num pais onde 70% da população depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde, dificulta a identificação de sintomas e sinais que dão alerta para doenças cardiovasculares, segundo a cardiologista.
Jociely Costa alertou para as duas doenças cardíacas que mais matam e deu dicas de como não ser uma vítima: “As duas doenças que mais matam são infarto no miocárdio e o acidente vascular – o derrame. Essas doenças, juntas, representam 85% das doenças cardiovasculares. A maior causa de morte hoje é o infarto, por causa do envelhecimento precoce dos vasos. O coração é uma vítima, é necessário cuidar e proteger o coração; ter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos. Hoje, as diretrizes de tratamento nacionais e internacionais, colocam sempre em primeiro ponto a alimentação saudável e prática de exercício, que servem como tratamento e prevenção”.
A entrevista completa no Programa da Jô respondeu dúvidas de internautas e debateu as novidades da medicina a respeito das doenças cardíacas e seus tratamentos.
[This post contains advanced video player, click to open the original website]