O jornalista e deputado federal Alan Rick é o entrevistado desta quinta-feira, 5, no programa Bar do Vaz. Durante a conversa com o jornalista Roberto Vaz, o parlamentar aborda temas relacionados ao seu mandato, especialmente inclinado às necessidades minorias, e políticas públicas em geral, bem como suas ações individuais enquanto deputado que abrangem o coletivo.
Uma das lutas que Rick tomou para si foi a questão do programa Mais Médicos. “Essa foi uma bandeira que eu assumi desde o início de meu mandato. Temos hoje um grande número de acreanos estudando medicina fora do estado. A história conta que os acreanos, ao longo do tempo, procuram a Bolívia, Paraguai e agora a Argentina para estudar medicina”, explica o deputado.
Alan diz que um dos motivos para o fato é o alto preço da mensalidade do curso no Brasil. “Por isso lutamos para que tivesse o Revalida anual, duas vezes por ano. E isso já é uma realidade”. A proposta é que a partir deste ano, com o controle da pandemia, haja duas provas por ano.
Além disso, o deputado também participou da aprovação de uma alteração na lei permitindo que o s brasileiros formados no exterior pudessem participar do Mais Médicos. Alan Rick ainda falou dos embates que teve com o Conselho Federal de Medicina durante o pico da pandemia, quando sugeriu que o Brasil aceitasse o serviço de médicos sem o registro profissional para ajudar nos atendimentos de infectados com a Covid-19.
“Tivemos grandes embates em relação à contratação desses médicos para trabalharem em situação emergencial, em situação grave”, disse. Além disso, o parlamentar também tratou de desinformação e Fake News no âmbito da política.
Veja a entrevista completa:
[This post contains advanced video player, click to open the original website]