Novo aumento da energia no Acre revolta deputados na ALEAC

O Acre já tem a tarifa mais alta de energia elétrica do Brasil. Ainda assim nos próximos dias haverá um novo aumento de quase 10%. O deputado estadual Éber Machado (PSDC) fez um pronunciamento duro na tribuna sobre a majoração das contas de energia dos consumidores comuns acreanos. O deputado Jenilson Leite (PC do B) ressaltou que além de cara a energia no Acre é de péssima qualidade.

Assista ao debate entre Éber Machado e Jenilson Leite sobre o “presente” de grego que os acreanos vão receber no natal com o aumento da energia.

[This post contains advanced video player, click to open the original website]

Insegurança energética
Fica a pergunta: Quem vai investir e montar indústrias no Acre com a nossa instável e cara energia elétrica? Esse problema se arrasta sem solução aparente. E agora a antiga Eletroacre, e atual Eletrobras, está na mão do PP. Será que muda alguma coisa?

Tudo muito bem, tudo muito bom…
O senador Jorge Viana (PT) falou no COP 21, em Paris. Defendeu a preservação das florestas tropicais para a garantia de um clima saudável no planeta. Essa linha de defesa do meio-ambiente sempre foi adotada pelo doublé de engenheiro florestal e político Jorge Viana. Portanto, um discurso coerente.

…mas realmente, mas realmente….
No entanto, essa luta de Jorge Viana pela preservação das florestas deveria começar dentro de casa. O seu irmão, governador Tião Viana (PT), permitiu que um grupo madeireiro português se instale em Manoel Urbano (AC) para explorar quase 100 mil hectares de florestas virgens.

Ao vencedor batatas fritas
Não me venham com esse papo de manejo florestal. Eu já vi áreas que passaram por esse processo. É uma destruição da natureza transvestida de legalidade. Um crime disfarçado por blá blá blá técnico que garante o enriquecimento fácil de muito poucos a um preço que as futuras gerações não terão nem ideia.

Escravidão disfarçada
Como já vi a maneira que acontece a exploração madeireira na Amazônia posso afirmar que os empregos gerados por essa atividade econômica são de péssima qualidade e desumanos. Gostaria que um desses burocratas do Governo do PT que permitiram essa exploração passassem uma semana na área “cortando paus” como se diz no Acre. E depois o resto do mês com o salário que os trabalhadores receberão. Depois venham falar em geração de emprego.

Suando frio
O deputado estadual Nicolau Jr. (PP) ocupou a tribuna da ALEAC, nesta quarta, 2, para fazer uma simples indicação ao governador Tião Viana. Muito nervoso, o deputado suou frio para ler um pequeno comunicado de menos de uma página.

Muito bacana
Nicolau falou de maneira educada. Polido e trêmulo para pedir ao governador Tião Viana uma viatura para os moradores do Liberdade no Juruá. Assim como fazem os deputados estaduais da base governista. Pedem sem ofender e menos ainda criticar.

Nem todos
Acompanho diariamente a atuação dos deputados e não poderia ser injusto. O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) tem cargos no governo. Mas a sua maneira de cobrar ações da gestão petista para a saúde pública do Estado são muito mais incisivas que as de Nicolau, que supostamente é da oposição.

Tão boa quanto, só que não…
O ex-ministro de educação de Lula (PT), Mares Guia, acho que exagerou ao colocar no mesmo patamar de qualidade a educação do Acre e dos Estados Unidos. Imagino, em breve, a agencia de notícia oficial anunciando uma peregrinação ao Acre de representantes das universidades Yale, Harvard e Stamford “para saber o que está acontecendo por aqui”. Assim como acontece na economia acreana…

A César ao que é de César
De fato durante os governos do PT de Jorge Viana e Binho Marques (PT) houve uma melhora na educação do Estado. Mas nos últimos anos, durante a atual gestão, o nível caiu novamente. Se não acreditam perguntem aos professores.

Narciso acha feio o que não é espelho
Por outro lado, os governos do PSDB, na minha avaliação, são ainda mais desastrosos para a educação pública. Essa reforma educacional que o governador Alckmin (PSDB) está impondo em São Paulo é um desastre. Que raios de reforma é essa que fechará centenas de escolas?

A favor da privatização
As gestões tucanas são a favor da privatização da educação. Isso é claro. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) sucateou as universidades públicas brasileiras para futuras privatizações. E não adianta gritar porque isso está registrado pela nossa história.

Porcolândia
Ouvi dizer que a torcida do time do Palmeiras terá o Acre como símbolo. Os torcedores conhecidos como “porcos” estão animadíssimo com a inauguração pelo ex-presidente Lula da Dom Porquito, em Brasiléia, que vai vender carne de porco para China e Marte.

Quem viver verá
Acho interessante essas especulações sobre os possíveis candidatos ao Governo em 2018. O tempo é o senhor de tudo. E alguns políticos que nesse momento estão surfando na popularidade poderão chegar acabados politicamente em 2018. A conduta de cada um dos pretendentes na sua vida pública e pessoal serão determinantes para a credibilidade. Governar é coisa séria. A atuação de um gestor se reflete na vida de milhares de pessoas. Isso não é brincadeira para “meninos mimados”. Cada um que procure se formar descentemente e se preparar para não ser a causa de sofrimento para a população por conta de vaidades pessoais.

Compartilhar
Sair da versão mobile