Deputados debatem os preços da gasolina e da energia no Acre

O Acre tem certamente o preço da gasolina e óleo diesel mais altos do Brasil. Com a energia elétrica não é diferente. Uma contradição num dos estados mais pobres da Federação. Os deputados estaduais opinaram sobre os motivos da população acreana pagar tão caro por dois componentes tão importantes da sua cesta básica de sobrevivência. Durante a enquete os deputados estaduais destacaram ainda a péssima qualidade dos combustíveis e da energia elétrica no Estado.

Acompanhe o vídeo com os deputados Jesus Sérgio (PDT), Raimundinho da Saúde (PTN), Daniel Zen (PT) e Jenilson Leite (PC do B) sobre os combustíveis e a energia mais cara do Brasil.

[This post contains advanced video player, click to open the original website]

Joza da Farmácia quer ser prefeito
O deputado estadual, Joza da Farmácia (PTN), ocupou a tribuna da ALEAC, nesta quinta, 15, para criticar a imprensa. Ele afirmou: “É mentira o que escrevem que a FPA não tem candidatos, em Cruzeiro do Sul. Estão todos muito enganados”.

É com ele mesmo
Joza na sua mesa traçava alguns escritos com os nomes de Ilderlei Cordeiro (PMDB) e Henrique Afonso (PSDB). Ele dizia que todos são evangélicos. Mas acredita que se a candidatura da FPA cair no seu colo a comunidade evangélica dará apoio a ele, Joza.

Sonho meu…
Joza acredita que César Messias (PSB) é o nome ideal para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul, em 2016. Mas não esconde que se ele for chamado à missão irá de bom de grado. Se Joza tem condições de se eleger e depois administrar o segundo maior município é uma incógnita.

Livramento de Itamar de Sá
O deputado estadual Lourival Marques Filho (PT) comemorava o fato da Câmara de Vereadores de Marechal Thaumaturgo ter aprovado, com ressalvas contábeis, as contas do ex-prefeito Itamar de Sá (PT). Obviamente que a maioria dos atuais vereadores do pequeno município isolado são ligados ao PT.

Condenação dos “inimigos”
Também exultou o fato dos ex-prefeitos Randson Almeida (PMDB) e Maurício Praxedes (PSDB) terem as suas contas rejeitadas. Por essa mesma Câmara de maioria petista e simpatizantes. Lourival esfregou o fato na cara dos deputados de oposição na ALEAC.

Grandes especialistas
Fico a imaginar depois da fala de Lourival Marques que os vereadores de Marechal Thaumaturgo devem ser grandes economistas. Devem conhecer muito de contabilidade. Só faltou Lourival dar um conselho ao pessoal do TCE que se cuide com a concorrência dos nobres edis de Marechal Thaumaturgo.

A dura realidade
O fato é que todos os três ex-prefeitos de Marechal Thaumaturgo terminaram as suas respectivas gestões “enrolados” em processos. Mas se a maioria dos vereadores ligados a FPA da Câmara do município decidiu que só Itamar de Sá está livre, quem sou eu para questionar.

Um prêmio à lealdade
Aliás, o governador Tião Viana (PT) deveria reconhecer o esforço de Lourival em defender o seu Governo. Pelas suas palavras o Acre está gerando milhares de empregos e exportará produtos sustentáveis para o mundo inteiro. O contrário é só intriga da oposição.

Te cuida Zen
O PT tem uma bancada na ALEAC forte e robusta. Quando Lourival Marques, Jonas Lima (PT) e Leila Galvão (PT) ocupam a tribuna da ALEAC para ressaltar as qualidade da atual gestão a oposição treme. Não de medo, mas de rir.

O exagero depõe contra
Existe um exagero. E isso não é saudável para nenhum Governo. Claro que qualquer gestão tem avanços e retrocessos, erros e acertos. Mas os três valorosos petistas querem convencer a oposição de que o Acre vive um momento de glória.

Professores, uma classe oprimida
Nada a comemorar no Dia dos Professores. Os governos tucanos de São Paulo e do Paraná massacraram as suas reivindicações. No Acre, governado pelo PT, não foi diferente. Os professores tiveram até os seus pontos cortados. Ser professor virou um verdadeiro martírio no país.

Pobre Pátria Educadora
Sempre achei esse slogan do Governo Dilma (PT) fascista. Quem educa não é a Pátria, mas os profissionais de educação que são massacrados em todos os níveis no Brasil. Vejam o resultado da greve dos professores universitários. Realmente nada a se comemorar e muito a se envergonhar.

O rumo do PSDC
O deputado estadual Éber Machado (PSDC) tem sido provocado pelos seus ex-companheiros da FPA. O parlamentar aguarda uma reunião da executiva nacional do seu partido em novembro para posicionar o PSDC no Acre. Tudo indica que irá mesmo para a oposição.

Frente nascida morta
A tentativa de criar uma Frente Alternativa de partidos nanicos nasceu morta. Ninguém vai deixar os seus cargos no Governo e na prefeitura de Rio Branco por bravatas ideológicas. Se alguém ainda acredita nisso é porque acredita também em Papai Noel.

A volta do PT
Encontrei com o candidato derrotado duas vezes a deputado federal Idésio Franck (PT). Ele estava acompanhado de Damião Queiroz (PT) candidato a prefeito de Capixaba. Segundo ele, Damião que é chefe da SEAPROF no município, será o próximo prefeito. Claro que tudo ainda a combinar com os eleitores.

O destino de Vereda
O atual prefeito Vereada ainda está sem partido, segundo o que me informaram. Dizem que tem dias que vai para a oposição e outros para qualquer partido da FPA. Mas com a sua “educação suíça” não vão faltar partidos querendo a sua filiação.

Muito a comemorar
Encontrei com os filhos do jornalista Sílvio Martinello na ALEAC. O jornal A Gazeta recebeu da Casa uma placa comemorativa dos 30 anos de existência. Tiago, Paula, Maíra e Larissa são bons jornalistas. Pessoas humildes que têm tudo para darem continuidade ao sonho do patriarca Sílvio e da matriarca Ivete. A Gazeta sempre foi uma boa escola de jornalistas no Acre e merece todas as homenagens. Agora, para a festa ser completa só falta o Sílvio voltar a escrever as suas gazetinhas e o Botafogo ser campeão em 2015.

 

Compartilhar
Sair da versão mobile