O deputado Jonas Lima (PT) começou e terminou a semana disposto a provar à oposição que o Juruá é um oásis de produção agrícola. Para provar a sua tese, o deputado não foi nada camarada com os atuais prefeitos Vagner Sales (PMDB) e Cleidson Rocha (PMDB) e fez críticas severas aos gestores dos municípios do Juruá. Por outro lado, o deputado Luiz Gonzaga (PSDB), que tem base eleitoral na região, contradisse o petista. O tucano afirmou que são justamente os prefeitos da oposição que ajudam verdadeiramente os agricultores do Juruá e não o Governo.
Assista ao debate em vídeo entre Jonas Lima (PT) e Luiz Gonzaga (PSDB) sobre a produção do Juruá e do Acre.
[This post contains advanced video player, click to open the original website]
Quem desdenha quer comprar
Alguns membros do PT estão espalhando o boato que o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) quer dar um golpe no ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro (PR). A tese é que uma possível filiação de Ilderlei ao PMDB é para anulá-lo para a eleição à prefeitura.
Tiro no pé
As afirmações não têm lógica. Se Vagner fizer isso estará jogando fora a sua credibilidade política. Sem falar que quem seria então o nome do prefeito para disputar a eleição de 2016? Na realidade Ilderlei é a solução para o PMDB.
Situação delicada
O PT não tem um nome forte para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul. A única esperança seria o deputado federal César Messias (PSB). Se ele não topar, acredito que o PT concentrará os investimentos na disputa de Rio Branco, como já aconteceu em outras eleições.
Pé de coelho
O marqueteiro Carlos Coelho (sem partido) me falou que alguns empresários o estão convidando para ser candidato a prefeito em Tarauacá. Ele está analisando a possibilidade e escolhendo um partido para se filiar. Se tem votos só os eleitores da Terra do Abacaxi Gigante poderão dizer.
O profeta em sua terra
Coelho, que já foi o braço direito do senador Petecão (PSD), mudou de lado político algumas vezes. Mesmo conhecendo as ferramentas do marketing político ser profeta reconhecido na sua própria terra não é muito simples.
A força verde
O deputado estadual Nelson Sales (PV) me afirmou que o PV terá um candidato de terceira via para a disputa de Sena Madureira, em 2016. Sales tem cinco vereadores no seu grupo e um histórico familiar forte no município.
Opções
Nelson esperava que a publicitária Charlene Lima se filiasse ao PV para ser a candidata. Mas como há rumores que ela vai para o PT, o deputado verde não descarta até ele mesmo ser o candidato do partido. O certo é que terá uma candidatura verde.
Doce ilusão
Quem estiver filiado ao PT de Sena Madureira está fora do jogo. Pelos movimentos políticos o candidato da FPA será o atual prefeito Mano Rufino (PSB). O PT terá no máximo a vice. Portanto, Alan Areal (PT) e Charlene, se realmente assinar a ficha, disputarão um lugar de vice.
Tempos bicudos
Não acredito que com essa crise política e financeira o PT fará grandes investimentos em candidaturas de Sena Madureira. Vão optar pelo atual prefeito Mano Rufino que disputará a reeleição com a máquina da prefeitura na mão.
Deixando o barco verde
O jovem militante do PV, Romisson Santos, deixará a presidência municipal do PV de Cruzeiro do Sul. Como sempre foi um aliado incondicional do ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB), deverá se juntar ao ninho tucano do Juruá.
Traíragem
O governador Tião Viana (PT) com a sua larga experiência política parece não perceber de onde vem o principal fogo contra a sua gestão. Podem ter a certeza que não é da oposição. Os piores adversários de Viana estão muito próximos.
Tem gente que só gosta do recheio
É aquela história de comer pão doce. Têm alguns que comem só o recheio e deixam a massa para as formigas. Ou seja, belos e formosos a cada inauguração do Governo, mas nos bastidores alimentam o fogo cerrado contra Tião Viana.
O perigo dos bajuladores
Se eu pudesse dar um conselho aos políticos diria para desconfiarem dos assessores que bajulam muito. Um amigo fiel fala a verdade e não mente para ficar bem na fita. O cara caminha para um buraco e o bajulador fala: “Que lindo esse caminho que o senhor escolheu”.
Alvo principal
O PT do Acre já elegeu o seu alvo primordial para os próximos meses. A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) terá que provar ter o couro grosso para continuar a sua jornada na política. A pancadaria contra a Pequena que já é grande será maior ainda.
A mentira repetida…
Nem todos os ditados populares servem para a política. Essa história de contar uma mentira muitas vezes para virar verdade não funciona mais em tempos de redes sociais. Agora, as pessoas podem se defender e se manifestar livremente ao público. Portanto, a palavra envenenada de algumas “figurinhas carimbadas” não tem mais a relevância de outros tempos.
A não ação, às vezes, é o caminho
Os políticos do Acre acreditam na ofensa como um caminho eleitoral eficiente. Em todas as eleições que fiz a cobertura jornalística a pancadaria entre os candidatos foi grande. O pior é que a cada pleito essa tendência bélica aumenta ainda mais. Antes as brigas aconteciam só nos palanques. Agora, o principal cenário são as redes sociais que têm um alcance muito maior. Não há refresco para quem se dispõe a ser candidato. Poucos são os que têm a capacidade de Mike Tyson de levar muitos golpes antes de contra-atacar. E assim a vida segue…