Debate entre oposição e PT sobre produção e viagem de Viana

O clima esquentou nesta terça, 18, na ALEAC entre os deputados de oposição e da base governista. Os debates foram mais ríspidos do que o normal. Na pauta a produção agrícola e industrial do Acre e a provável viagem do governador Tião Viana, em setembro, à Israel. A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) afirmou que quem deveria conhecer o projeto de Piscicultura no Oriente Médio são os técnicos e não o governador que, na opinião dela, irá fazer turismo. Lourival Marques (PT) reagiu e chamou a deputada de mal informada e exaltou o projeto principal do Governo de criação de peixes. Os dois divergiram até sobre as águas de Israel.

Assista ao pinga fogo entre os deputados Lourival Marques (PT) e Eliane Sinhasique (PMDB) sobre a viagem do governador à Israel.

[This post contains advanced video player, click to open the original website]

Mais um debate quente
Dessa vez, quem iniciou a polêmica não foi a oposição. Mas o deputado estadual Jonas Lima (PT) que exigiu que os oposicionistas reconheçam os “grandes” avanços produtivos do Acre. E desancou os prefeitos do PMDB de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. O deputado Luiz Gonzaga reagiu e disse que Vagner Sales (PMDB) ajuda mais a zona rural do Juruá que o Governo Estadual PT.

“PC do B sem direito de reclamar”
Uma fonte importante do PT me disse o seguinte: “O PC do B quando colocou a Perpétua Almeida (PC do B) como candidata ao Senado se comprometeu a não reivindicar a vice do prefeito Marcus Alexandre (PT). Portanto, eles estão fora do jogo, em 2016, na Capital. Já tiveram o que queriam e agora precisam se calar”.

Perda de força
Tenho encontrado com pessoas muito próximas do presidente do DEPASA, Edvaldo Magalhães (PC do B), que abandonaram o barco comunista. Ainda falam cobras e lagartos do ex-líder. É aquele negócio, bocado comido e esquecido.

Perda de força 2
Mesmo alguns militantes que se beneficiaram muito dos tempos em que o PC do B era o partido número 2 do Acre andam meio de banda. A maioria já encontrou outras lideranças políticas para trabalharem. O barco comunista foi reduzido de tamanho com as duas derrotas seguidas ao Senado e não têm espaço pra todos.

Debandada
Em Cruzeiro do Sul, a saída do ex-vereador Zequinha Lima, que se filiou está semana ao PP, deve arrastar mais gente à oposição. Apesar das negativas, tenho informações que a vereadora Iria Matos (PC do B) também deverá procurar outro rumo.

Rindo de longe
Vamos falar a verdade. O PT e o PC do B no Acre nunca se deram bem. Fizeram uma aliança de conveniência. Com a perda de força dos comunistas a tendência dos petistas é massacrar os “aliados” nas jogadas de bastidores.

Muy amigos
Realmente não acredito que exista alguma possibilidade do PC do B reivindicar lugar na chapa de Marcus Alexandre. Mesmo a ex-deputada Perpétua Almeida parece que não terá a oportunidade segundo as minhas fontes. Têm petistas que querem os comunistas bem longe…

Lado a lado
Os senadores acreanos Gladson Cameli (PP) e Sérgio Petecão (PSD) andaram juntos pela região do Breu no Alto Juruá. Os dois devem estar negociando alianças entre os dois partidos já com vista às eleições municipais de 2016.

Mudança de tom?
Tenho lido algumas entrevistas do governador Tião Viana com um tom mais complacente e menos agressivo com os adversários. Parece que aquele espírito diplomático que o fez um dos melhores senadores da história está se despertando novamente.

O problema dos puxa-sacos
Os falsos elogios cegam o cidadão. Acabam por afastar gente competente que não tem a mesma capacidade de puxar o saco e iludir. Qualquer político sério deveria ficar cismado com assessores que elogiam demasiadamente. Isso é um câncer.

Doce ilusão
Conversei com uma jovem empresária de Cruzeiro do Sul reclamando das péssimas condições da BR 364. É o medo do isolamento rondando os moradores do Juruá. A empresária só estava mais conformada porque acha que a Ferrovia, em breve, estará funcionando. Também acredito que os bisnetos dela possam um dia andar de trem entre o Juruá e a Capital.

Os pingos nos “is” sobre a ponte do Madeira
A imprensa estampou recentemente a visita do senador Gladson Cameli à Ponte do Madeira em construção. Esses dias os petistas mais ilustres, senador Jorge Viana (PT), prefeito Marcus Alexandre (PT), deputados Léo Brito (PT), Ney Amorim (PT) e Daniel Zen (PT) também estiveram lá. Todos evidentemente que desejam colher os louros da obra do Governo Federal. Acham que são os responsáveis pela iniciativa que irá beneficiar os acreanos. Nada disso. Apesar do momento de baixa popularidade, se a Ponte do Madeira se tornar uma realidade, os méritos deverão ir para a presidente Dilma Rousseff (PT). O resto é oportunismo.

Compartilhar
Sair da versão mobile