Câmara Municipal derruba passagem de R$ 1,20 aos domingos

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
carioca.ac24horas@gmail.com

A Câmara Municipal de Rio Branco derrubou nesta terça-feira (11), o projeto de lei de autoria do vereador Alonso Andrade (PSDB) que diminuía em 50% o valor da passagem de ônibus aos domingos. O relator foi o líder do prefeito, vereador Gabriel Forneck (PT) que votou pela inconstitucionalidade do projeto e teve parecer acompanhado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelos votos dos vereadores Artêmio Costa (PSDC), Fernando Martins (sem partido) e Eliane Sinhasique (PMDB), com voto contrário do vereador Clézio Moreira (PSDB).

Mesmo derrotado na CCJ, o voto contrário do vereador Clézio Moreira permitiu a discussão e votação da matéria. O autor, vereador Alonso Andrade, afirmou que a manobra do executivo foi para derrubar a redução da passagem na Comissão e proteger o prefeito Marcus Viana.

“O líder do prefeito pediu o arquivamento do projeto para proteger o prefeito Marcus Viana, por que caberia a ele vetar ou não uma proposta de interesse dos mais carentes”, disse Alonso.

O clima esquentou quando o vereador Alonso Andrade disse que a tentativa de proteger a imagem do prefeito Marcus Viana é por conta da Operação G-7. “Ele ainda não foi citado!”, insinuou. O líder do prefeito pediu questão de ordem. “Operação G-7 não é o debate”, lembrou Forneck.

A falta de consenso na aprovação da matéria atingiu a oposição por conta do voto favorável ao arquivamento do projeto apresentado pela vereadora Eliane Sinhasique. Para Rabelo Góes (PSDB) a postura da peemedebista não foi nada elegante. “A senhora mesmo questionou muito a nossa postura nesta Casa e agora vota contrário a um entendimento de bancada”, observou o tucano.

Eliane justificou o seu voto na CCJ afirmando que o projeto do vereador Alonso acarretará aumento de tarifa para os usuários. “Vejo a gratuidade aos aidéticos e pessoas portadoras de hepatite muito mais urgente”, argumentou a peemedebista.

O discurso da vereadora Eliane acabou embasando o debate dos vereadores Juracy Nogueira (PP), Fernando Martins e Graça da Baixada. Mas encontrou barreira na opinião dos vereadores Raimundo Vaz e Roselane Esportes.

“Não se faz mudança sem coragem. O PRP não pode ser contra um projeto como esse que beneficia a população carente”, disse vaz.

Em votação o projeto foi rejeitado por dez votos contra cinco. Votaram a favor os vereadores Alonso Andrade, Clézio Moreira, Rabelo Góes, Raimundo Vaz e Roselane Esportes.

VELHA PROPOSTA:

Na legislatura passada, o projeto de redução em 50% da passagem de ônibus foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo ex-prefeito Raimundo Angelim. Um mandado de segurança impetrado pelas empresas de transportes coletivos em Rio Branco, tornou a proposta inconstitucional.

Compartilhar