Jairo Carioca – da redação de ac24horas
Com informações do Estadão
O PMDB pode apoiar o PSB em estados que a relação com o PT é estremecida. O conteúdo foi apresentado em matéria do Jornal O Estadão de hoje (1). Entre os Estados que a situação azedou estão: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Bahia. O Acre está fora deste cenário. No Acre, o PMDB preside o Conselho Superior dos partidos de oposição com a missão de construir um Plano de Governo, assinou no último final de semana, um pacto pela “retomada do crescimento”.
O estremecimento da relação entre PT e PMDB no Congresso reflete e contamina a formação de palanques estaduais que darão sustentação ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Apesar da entrada do vice-presidente Michel Temer (PMDB) e da própria petista na costura de alianças regionais para 2014, peemedebistas resistem a se aliar ao PT em Estados estratégicos e ameaçam se coligar com o PSB, do governador de Pernambuco Eduardo Campos, provável candidato à Presidência.
Segundo o Estadão, o principal foco de insatisfação com o PT começou no Congresso. Ficou evidente durante a aprovação da MP dos Portos na Câmara e, depois, na apresentação do pedido de abertura da CPI da Petrobrás. Deputados reclamam da articulação política da presidente e defendem, nos bastidores, a candidatura de Campos.