Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com
Depois que o ac24horas publicou material fotográfico mostrando a situação de equipamentos e veículos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) abandonados em depósito no prédio da antiga Skol, no bairro do Aviário, leitores apontaram para a possibilidade de contaminação com césio nos quatro aparelhos de RX existentes no local. A Vigilância Sanitária do Estado do Acre se manifestou através de nota sobre o assunto, afastando qualquer risco, mas negou o acompanhamento de nossa reportagem na fiscalização feita ao local.
A preocupação de internautas era com a contaminação por radiotividade semelhante ao que ocorreu em Goiânia, no dia 13 de setembro de 1987, no acidente com Césio-137 em aparelho de RX semelhante ao que foi mostrado na reportagem. Segundo a Vigilância Sanitária, a preocupação não procede por que “os equipamentos não possuem fontes de césio e estão armazenados em local apropriado”.
Em nota, a Vigilância volta a afirmar que no depósito existem bens inservíveis (mamógrafo, aparelho de RX, tomógrafo) e equipamentos novos de RX que serão instalados no Huerb e no Hospital das Clínicas, após a adequação dos ambientes.