Dever de casa

Quando o senador Petecão (PSD) falar de eleição fale no singular “eu” e não “nosso” partido não formará com o PT. Para falar no plural teria que primeiro enquadrar os deputados Chico Viga (PSD) e Marileide Serafim (PSD), governistas até a medula, aliados tácitos do governo.

Mesmo tom
O mesmo ocorre noutro partido de oposição, o PP, onde a deputada Maria Antonia (PP),  chora emocionada nas solenidades do governo, quando se refere ao governador Tião Viana.

PTB na mira
Além do PSB, outro partido que poderá deixar a FPA, no próximo ano, é o PTB, com conversas adiantadas com a cúpula nacional, em Brasília, dentro do contexto das eleições presidenciais.

Quem se salva
Em conversa ontem com colega que cobre a Câmara Municipal sobre o nível dos debates, ouvi: se salvam os vereadores Marcelo Jucá (PSB), Raimundo Vaz (PRP) e Eliane Sinhazique (PMDB).

Dentro da legalidade
O prefeito de Assis Brasil, Dr. Betinho (PSDB), conta quem acompanha sua gestão, está fazendo tudo dentro da lei, diferente, da desastrada gestão da ex-prefeita Elinana (PT).

Trabalha mantido
Mesmo com a política econômica indefinida (não se sabe como ficarão as regras do FPE), o governador Tião Viana mantém o ritmo, fruto do controle da gestão financeira do Estado.

Obras garantidas
Nos últimos dois dias esteve no Juruá anunciando um pacote de obras para a região, tudo com recursos garantidos em caixa para a execução ao longo do restante do seu mandato.

Política atrelada
E fazendo política. Fui Secretário de Comunicação de três governadores, acompanhei o trabalho dos demais, e não conheço um que fez mais política no dia-a-dia que o Tião Viana.

Mordido e com raiva
Conta um tucano do bico duro, estar o ex-prefeito Tião Bocalon (PSD) mordido e com raiva da candidatura da Márcia Bittar (PSDB) a deputada federal, por achar que ela lhe tomará votos.

Talvez por isso
Deve ser por certo que queria mais uma eleição a tendo como cabo-eleitoral linha de frente. Tião Bocalon (PSDB) deve disputar no próximo ano uma vaga na Câmara Federal.

Skate de tatu
Até os aliados estão decepcionados com os primeiros meses do prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), com a cidade tomada por buracos, parece mais uma pista de skate de tatu.

Gestão continuada
Não dá nem para colocar a culpa no ex-prefeito Nilson Areal, aliado e um dos responsáveis diretos pela sua eleição. Uma pergunta: é verdade o boato que está tirando o Areal de tempo?

PT enciumado
Petistas de Brasiléia (soube) ainda estão chateados por o governador Tião Viana ter chamado o prefeito Everaldo Gomes (PMDB) para o anúncio de obras. Lembra birra de menino buchudo!

Isso sim
Deveriam sim era estar dando explicações porque perderam a eleição com a prefeitura na mão, uma gama de investimentos do governo na cidade, para uma oposição lisa e dividida.

Primeiros a se borrar
Os políticos que costumam minimizar o papel da imprensa são os primeiros a ficar de joelhos e pedir perdão quando flagrados numa falcatrua e acabam virando manchete… se borram todos.

Valente chorando
Ao longo de décadas de jornalismo já vi muito político valente chorando em sala de redação.

Não espere
É fato que o deputado Edvaldo Sousa (PSDC) foi quem puxou a luta de regularização do bairro Caladinho, mas, isso não significa que terá os votos da comunidade, quem manda é a baba.

Tempos idos
São idos os tempos em que se conseguia o voto do eleitor com a conversa, hoje, no Acre, quem não tiver um forte esquema financeiro não se elege nem a porteiro do cemitério.

Problema do Bittar
Numa roda de políticos ontem no térreo da Aleac se comentava sobre o deputado federal Márcio Bittar (PSDB), numa voz quase unânime: “o problema dele é não ter sentido de grupo”.

Eu, eu e eu..
Traduzindo para o popular, queriam dizer que, o Márcio Bittar terá sempre dificuldade para sedimentar uma candidatura majoritária, por não aglutinar e costumar ser “eu, eu e eu”.

Fora de cogitação
Embora seja o sonho de consumo de candidatos a governador pela oposição, o prefeito Vagner Sales (PMDB) e a esposa deputada Antonia Sales (PMDB) não serão vice de ninguém em 2014.

Assunto delicado
Falando em vice, nem na FPA, que está no poder, se tem uma noção sobre quem Tião Viana pensa para compor a chapa de reeleição, vice é sempre uma escolha muito pessoal e delicada.

Meio caminho
Não conheço um gestor majoritário que acabou bem sem um bom secretário de Finanças. Nesse ponto o prefeito André Hassem (PSDB) aceitou em nomear o técnico Tadeu Hassem.

Criatura e criador
Historinha que corria ontem em Sena Madureira era que o prefeito Mano Rufino deu um chá de cadeira no ex-prefeito Nilson Areal. É mais uma criatura que se virou contra o criador..

Grande referencial
De todos os investimentos anunciados pelo governo para o Juruá, o mais significativo, é sem dúvida, os 16 milhões de reais para a Educação, que não vive um bom momento na região, onde faltam professores e equipamentos, e em muitas escolas o ano letivo nem começou. Não existe desenvolvimento de um povo sem Educação. Por isso, o governador Tião Viana acertou.

Por Luis Carlos Moreira Jorge

 

 

 

 

 

Compartilhar