Mutirões de documentação devem atender 3,5 mil pessoas no Acre

web

Em março, quatro municípios do Acre recebem mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Serão atendidos os municípios de Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá e Rodrigues Alves. A ação faz parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher, que prevê a realização de 120 mutirões no País.

Desde a criação do programa, em 2004, quase um milhão de mulheres já foram documentadas em todo o Brasil. O PNDTR é o primeiro passo para o exercício da cidadania, pois possibilita o acesso a outras políticas públicas. “Esse programa tem uma importância fundamental principalmente para municípios distantes dos centros urbanos, onde as dificuldades ainda são grandes. Para as populações destes lugares é uma oportunidade ímpar. Num momento, já sai com a documentação toda pronta”, ressalta a delegada federal do MDA no Acre, Zenilda Lima.

No Acre, serão emitidos os seguintes documentos: Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento. Além disso, serão realizadas inscrições no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e no Cadastro Único (CadÚnico). A previsão é que 3,5 mil pessoas, entre agricultores familiares, assentados da reforma agrária, ribeirinhos, indígenas e quilombolas, sejam atendidas nos oito dias de mobilização.

Fonte: MDA

Compartilhar