Recado claro

O deputado federal Márcio Bittar (PSDB) diz ter como meta inicial estruturar esse ano a sua candidatura ao governo. Montou equipe, trabalha uma pesquisa qualitativa, e avisa que só não será candidato se não se viabilizar. E adverte: “quem tentar ser candidato por ser e dividir a oposição pagará um preço alto”. Para bom entendedor, é um alerta ao senador Petecão (PSD).

Sonho impossível
Márcio Bittar sonha com uma candidatura única da oposição ao governo, num comum acordo com todos os partidos. Sonho impossível. É mais fácil ele ir numa viagem tripulada à Marte.

Mesmo horizonte
Faltando bem mais de um ano para a eleição de governador, não é nenhum açodamento se prever que se repetirá o cenário municipal, a candidatura única morrerá antes do parto.

Fato consumado
Já o senador Petecão (PSD) se situa como “candidato com certeza”. Ontem esteve percorrendo o Juruá entregando barcos e motores, frutos de suas emendas e está em campanha aberta.

“Bem encaminhado”
Petecão confirma nota exclusiva do blog que trabalha sua ida ao PSB. “Já tive uma conversa com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), está bem encaminhado”, diz.

Sem medo de errar
Petecão fala não ter nenhuma dúvida que Eduardo Campos está descolado do PT e será candidato à presidência da República. “É claro que o PSB vai querer mais um senador”, prevê.

Outra conversa
Já teve outra conversa com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, a quem comunicou que não há como permanecer no PSD com o partido aliado do PT e apoiando a reeleição de Dilma.

Ou dá o desce
Sobre o fato do PSB no Acre ter sido gestado na FPA, tendo inclusive o vice-governador César Messias (PSB), Sérgio Petecão foi textual: “é simples, pedirá para sair ou será expulso”.

Brincadeira
Com esse quadro de confronto aberto entre o deputado federal Márcio Bittar (PSDB) e o senador Sérgio Petecão (PSD), soa como brincadeira se falar em “unidade” na oposição.

Que esculhambação!
Como pode se pôr na Comissão de Direitos Humanos na Câmara Municipal,um cidadão como o deputado Marco Feliciano (PSC), acusado de amaldiçoar nos cultos os negros e homossexuais?

Esparadrapo em vidro
Querendo colar vidro quebrado com esparadrapo, a deputada federal Antonia Lucia (PSC), uma defensora ferrenha desse Pastor, pediu “desculpas aos gays”, para acalmar os ânimos.

 Ponto de partida
O presidente do PEN, deputado Astério Moreira, levou ontem os deputados para conhecer a sede do partido, na Avenida Ceará, ponto de partida para uma ampla campanha de filiação.

Meta principal
A meta principal é fazer filiações no interior e tentar montar um grande chapão à Aleac.

Pesos pesados
Nesse desenho estariam no chapão os deputados Walter Prado, Jamil Asfury, Helder Paiva, Astério Moreira, Chico Viga, Lira Moraes, Edvaldo Sousa,  Eber Machado e Denilson Segóvia.

Contas factíveis
Astério Moreira acha que a chapa passaria dos 40 mil votos, com possibilidade de eleger cinco deputados. “Não existe uma alternativa melhor para esse grupo”, avalia o presidente do PEN.

Crescem as chances
Se o deputado Luiz Tchê (PDT) conseguir apoio de candidatos a deputado estadual dos partidos nanicos da FPA para deputado federal, as suas chances de se eleger crescem.

Pesquisa de mercado
Ontem, perguntei quanto se gasta por baixo numa campanha de deputado estadual e federal estruturadas. Média das respostas: estadual  500 mil reais e federal 1 milhão de reais.

Com uma observação
E todos os ouvidos, fazendo a observação: “que os candidatos já tenham nome na praça”.

Pacote de obras
Quem vai ao Juruá na quinta-feira é o governador Tião Viana. Ao exemplo do que fez no Vale do Acre vai anunciar e detalhar um pacote de obras para aquela região esse ano e em 2014.

Correção
Um Policial Rodoviário Federal com quem conversei disse que o deputado Walter Prado (PEN) se equivocou: a estrada à Sena foi liberada pelo DNIT e a PRF pode sim atuar na fiscalização.

Cumprem a lei
E que apenas cumprem a lei quando proíbem o trânsito de pessoas em carrocerias de carros.

Candidato do núcleo
Embora setores do PT defendam o ex-prefeito Angelim para o Senado, deverá prevalecer a vontade do chamado “núcleo duro” do PT que, quer a reeleição do senador Anibal Diniz (PT).

Deputado federal
O fato de terem colocado o ex-prefeito Raimundo Angelim num cargo de visibilidade no governo, indica que deve ser candidato a deputado federal, o que exige ampliar suas bases.

Consertar erros
O “Ruas do Povo” é sem dúvida um dos mais belos projetos sociais já posto em prática no Acre. O Tião Viana tirou da lama e da poeira milhares de famílias. Mas, nessa segunda etapa, o diretor do DEPASA, Gildo César, não pode mais deixar a fiscalização frouxa como na primeira etapa. Quem paga exige o melhor. A coisa com dinheiro público não se resolve com tapinhas nas costas. Tem de fiscalizar duro, cobrar, exigir de quem executa. Ou bagunça. E ponto final.

Por Luis Carlos Moreira Jorge

Compartilhar