Professores da Escola Estadual Armando Nogueira decidiram inovar ao adotar técnicas de aprendizados diferenciadas do modelo tradicional envolvendo 12 disciplinas numa disputa pra lá de animada.
A Gincana intitulada Color Warriors foi dividida em duas etapas, a primeira já realizada (17 de outubro) e a segunda encerra entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro. Em média 350 estudantes, dos 1º, 2º anos do matutino e as turmas das três últimas séries do vespertino, participam das atividades.
Acesse a fan page Color Warriors
Segundo o professor e coordenador da gincana, Tiago do Nascimento, o evento tem como objetivo fazer com que o aluno aprenda e exercite valores: éticos, morais, respeito e conscientização, além dos conteúdos que compõem a grade curricular.
A gincana tem em média 25 tarefas, um dos desafios presentes na maioria delas é o uso responsável da internet. De forma organizada, eles produzem vídeos que abordem temas como drogas, gravidez na adolescência, bullyng, malefícios da internet, melhor idade, trabalho com crianças em creches e doação de sangue.
Os vídeos, cheios de criatividade, contam com mais de 800 seguidores e um alcance de mais de 2 mil pessoas. Todo material audiovisual produzido é divulgado na fan page da Gincana Color Warriors.
Um dos vídeos mais acessados é sobre a importância da doação de sangue, produzido pela equipe “xeque mate”. Um dos desafios dado aos grupos é obter maior número de doadores de sangue e, com isso, contribuir para elevar o estoque de sangue do Hemoacre.
Os estudantes realizam ainda tarefas como: apresentação de teatro, animadores de torcidas, coral cantando em inglês, participação em corrida matemática (taboada), experimentos químicos, provas estilo retrô, obstáculos, entre outros.
O coordenador da gincana, Tiago Nascimento, destaca ainda o empenho dos professores Wyllyan Ribeiro, Débora Texeira e Ada Cristina, que lidam diariamente com os grupos. Ele explica que as atividades contam com apoio e participação de todo o corpo docente e de gestão da escola Armando Nogueira.
“Nossa gincana foi idealizada com objetivo de educar de forma lúdica, incentivar o trabalho em equipe e resgatar valores como respeito, ajuda ao próximo, por meio de projetos sociais. Temos orgulho de ver que nossos meninos abraçaram a causa e estão dando um show e contribuindo para uma sociedade melhor. Essa é a maior recompensa pelo trabalho realizado”, salienta o coordenador.