Cerca de três mil caminham pelo centro de Rio Branco em procissão luminosa do Círio

extra

Uma das maiores festas religiosas da igreja católica, a procissão do Círio de Nazaré contou com a participação de pelo menos três mil pessoas.

A atividade religiosa começou cedo com o tradicional Círio Fluvial. O barco que transportava a imagem de Nossa Senhora atracou na Gameleira por volta das 17h30 e o bispo Dom Joaquim acompanhado de padres auxiliares levou a santa até um veículo, de onde santa foi venerada pelos féis durante todo o percurso da procissão.

unnamed (2)

A caminhada teve duração de quase duas horas. Os cristãos saíram louvando e rezando do Calçadão da Gameleira, na rua Eduardo Assmar, passando pela ponte Coronel Sebastião Dantas, rua Marechal Deodoro e avenida Brasil até a catedral Nossa Senhor de Nazaré, onde aconteceu uma missa de encerramento da cerimônia religiosa.

unnamed

A festa acontece em todas as capitais da Amazônia no segundo domingo de outubro, sendo que em Belém, do Pará, já está na 223ª edição e costuma receber mais de dois milhões de fiéis. A festa religiosa é considerada uma das maiores do mundo

“Em Rio Branco já estamos na 83ª edição e o Círio tem como tema Maria, Mãe da Misericórdia antecipando o tema do ano jubilar proclamado pelo Papa Francisco. Quinze equipes já foram treinadas para a organização do evento: ornamentação, evangelização, animação, som, iluminação, procissão, anjos, berlinda, novenário, visitação entre outras”, disse o reitor da catedral Nossa Senhora de Nazaré, padre Massimo Lombadi.

unnamed (1)

Um dos principais símbolos do Círio, a corda que puxa a Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré foi disputada pelos fieis. Cada um queria pelo menos tocá-la. A corda representa ligação com a santa.

Compartilhar