Depois de uma semana em que os principais debates da ALEAC giraram em torno de questões políticas e partidárias os temas de real interesse da população voltaram à tribuna. Nesta quinta, 24, a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) fez severas críticas ao sistema de saúde pública do Estado. Por outro lado, o deputado Jenilson Lopes (PC do B), da bancada governista, admitiu que existem problemas, mas ressaltou que houve evolução no sistema.
Assista ao pinga-fogo sobre saúde pública do Acre com os deputados Jenilson Leite (PC do B) e Eliane Sinhasique (PMDB).
PC do B lançara candidato em Feijó
O deputado Jenilson desfilava, nesta quinta 24, pela ALEAC com seu candidato a prefeito de Feijó, vereador Tarciso (PC do B). Segundo o que os comunistas disseram não há possibilidade do partido compor com o PT no município, que deverá ter o atual prefeito Merla (PT) como candidato à reeleição.
Festival de filiações
Os comunistas fecharão o mês de setembro com quase 400 filiações em todo o Estado. O PC do B tem se movimentado na contramão dos acontecimentos políticos. Tem perdido importantes lideranças, mas filiado outras.
Novo comando comunista
A verdade é que a eleição do deputado Jenilson oxigenou o PC do B. Tem sido um verdadeiro guerreiro para manter o partido no cenário político acreano. Talvez por ser mais democrático e menos stalinista. A formação humanista e a simpatia do médico tem ajudado muito no processo.
Osso duro de roer
A minha tendência é acreditar que o PC do B possa enfrentar o PT em Feijó. Jenilson não é daqueles “cordeirinhos” que dizem amém às vontades do articulador político Carioca. Muito pelo contrário. Por mais que se desminta “a chapa já esquentou” entre os dois.
Candidato confirmado
O ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro (PMDB) será lançado pré-candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul nesta sexta, 25. Junto com o PMDB do prefeito Vagner Sales (PMDB) marcharão PDT, DEM, PSD, PRP e Solidariedade. Partidos já confirmados na aliança.
A questão do PP
O deputado estadual Nicolau Júnior (PP) é o presidente municipal do seu partido. Ele anda escabreado por não estar sendo consultado por Vagner Sales, o articulador principal da chapa. Para retaliar ele quer fortalecer o nome do ex-vereador Zequinha Lima (PP) como pré-candidato a prefeito.
Problema real
Acontece que atualmente Zequinha é secretário municipal de Cultura. Ou seja, trabalha na gestão do prefeito Vagner Sales. Nicolau me disse que conversará com o senador Gladson Cameli (PP) para mudar essa situação. Isso significa encontrar uma outa atividade para o pré-candidato do partido.
Cachimbo da paz
Não acredito que esse posicionamento do Nicolau irá vigorar. Em algum momento deverá haver entendimento para PP e PMDB marcharem juntos em Cruzeiro do Sul. Mas numa coisa Nicolau tem razão: a falta de diálogo.
Estilo consagrado
Quem conhece a política do Acre sabe o estilo de Vagner Sales. Quando ele decide alguma coisa passa como um trator por cima do que estiver na frente. Assim ganhou duas eleições seguidas para a prefeitura de Cruzeiro do Sul, quando o PT ainda estava muito forte. Não seria agora que mudaria.
Batendo de frente
O ditado popular diz que dois bicudos não se beijam. O deputado federal Major Rocha (PSDB) também é determinado nos seus posicionamentos. Portanto, não irá retirar a candidatura de Henrique Afonso (PSDB) à prefeitura. Quem tem ou não razão será decidido no voto.
Esperança é a última que morre
Por outro lado, essa divisão entre os oposicionistas, em tese, ajudaria uma candidatura da FPA em Cruzeiro do Sul. Mas acontece que a coligação não tem um bom nome para se aproveitar. A não ser que o deputado federal César Messias (PSB) resolva encarar a parada.
Não é o que parece
Conversei com a deputada estadual Dra. Juliana (PRB) sobre os mais recentes acontecimentos políticos envolvendo o seu partido e o PT. Ela me disse que houve realmente uma reconciliação entre o governador Tião Viana (PT) e o deputado federal Alan Rick (PRB). Mas deu a entender que nem tudo é como parece ser.
Outra percepção
Também constatei que a deputada evangélica não é tão conservadora quanto o seu par partidário Alan Rick. Entende com mais humanidade as questões que envolvem os direitos dos homossexuais e o problema dos doentes viciados em drogas. Ela e Alan são de igrejas evangélicas diferentes.
Momento de dar a volta por cima
O PSDC a nível nacional teve menos de 1% de votos na disputa presidencial de 2014. Mas no Acre, graças aos desentendimentos com o PT, o PSDC ocupou as principais manchetes políticas por mais de uma semana. Se souberem aproveitar o momento o partido poderá crescer muito na próxima eleição.
Quem dá moral a quem
A verdade é que a imprensa deu muita moral aos partidos nanicos nos últimos dias. Mas o quê eles querem realmente? Na minha avaliação mais cargos no Governo e na prefeitura de Rio Branco. E quem sabe indicar um candidato a vice na chapa de Marcus Alexandre (PT) para 2016. Nada muito revolucionário, ideológico e nem social.
Energia insustentável
Os apagões continuam a ser um drama diário para os moradores de Rio Branco. A bancada federal tem gritado em Brasília. Mas nada tem adiantado. Com tantos problemas sérios no país não vão gastar um minuto que seja com esse problema do Acre. Ainda que o Estado corra o risco de parar de vender os seus produtos sustentáveis para a Europa, Ásia e Marte, como diz o jornalista Ray Melo, por falta de energia na sua pujante indústria.