O deputado Jonas Lima (PT) entrou no olho do furacão na sessão desta terça-feira (18) quando tentou culpar o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), por não investir na produção agrícola. “vejo que aqueles que governam Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima não tem o olhar especial para os ramais”, disse o parlamentar governista
O petista foi bombardeado pelos deputados Luiz Gonzaga (PSDB), Eliane Sinhasique (PMDB) e Gehlen Diniz (PP), que atacaram em bloco o discurso do petista.
O discurso foi rebatido em bloco. O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) disse que os governos petistas tentam criar um Acre de ficção e questionou qual a infraestrutura que o governo dispõe para atender os produtores.
“Ouvi atentamente o discurso do nobre deputado Jonas Lima. Ouvi com muita surpresa, pelo que se coloca aqui a produção em Cruzeiro do Sul é uma maravilha. Cruzeiro do Sul a exemplo do Acre não produz praticamente nada. Quantos barcos tem o governo do Estado transportando o produto dos ribeirinhos? A prefeitura tem 19 barcos. A prefeitura tem 14 tratores. Quantos caminhões do governo transportando?”
Eliane Sinhasique pontuou que não existe uma política pública para dar assistência técnica aos produtores rurais.
“Não existe trator para arar a terra. Quando quebra um trator a manutenção é muito cara. Não existe uma política para dar assistência técnica.Isso não é feito”, disse a peemedebista.
Gehlen Diniz salientou que ficou preocupado com o discurso do deputado Jonas Lima ao culpar a oposição pela crise.
“Confesso que fico muito preocupado com as palavras do deputado Jonas Lima, por que não é uma fala isolada. É a mesma fala usada lá em Brasília que tenta culpar a oposição. A oposição seria a culpada pelas coisas não darem certo. Quanto a produção, a cheia do rio Madeira expôs a real situação do Estado do Acre em 2013”, disse o progressista.
O único a defender Jonas Lima, foi o companheiro de bancada Lourival Marques (PT). Louro que já foi secretário de produção do Estado, disse que quem deve produzir são os produtores.
“Vocês dizerem que o Acre não tem políticas públicas para a produção, isso é inadmissível. Quem produz é o produtor rural, o governo tem que ser o incentivador das cadeias produtivas para que o produtor invista”, finaliza.