Partidos nanicos dão mais um grito de liberdade contra a FPA

Tu ficou doido, chagas Romão?
O deputado Chagas Romão (foto) é um bom parlamentar de oposição, já comentei inúmeras vezes nesta coluna. Mas, todo mundo um dia na vida profere uma besteira. E o Chagas não poderia fugir a esta regra. Em recente filiação no PMDB fez um discurso atravessado, surreal, comparando a deputada Eliane Sinhazique (PMDB) a figuras notáveis da política nacional, com relevantes serviços prestados ao Brasil, como Tancredo Neves e Ulisses Guimarães. Tancredo e Ulisses devem ter se remexido nos seus túmulos com a declaração do Chaguinha. É a comparação mais despropositada que poderia ser feita. A deputada Eliane Sinhazique (PMDB), é no máximo uma parlamentar paroquial esforçada e combativa. Por isso é que faço a pergunta: tu tá ficando doido, Chagas Romão?. Quem comparação mais maluca e sem nexo!

A voz rouca das ruas
As manifestações de domingo pelo Brasil foram representativas e, talvez, as mais sérias, porque partiram de famílias, pessoas de idade, jovens, sem baderneiros, e protestando contra os escândalos diários que estão acontecendo no Brasil e contra a desastrada administração da presidente Dilma. Assim é que funciona a democracia. Tirando os pedidos de impeachment, que juridicamente não cabem até o momento, no restante foi a voz rouca do povo indo às ruas e que precisa ser ouvida. Não cabe mais a bobagem de que são protestos das elites.

Pelos caminhos da independência
O bloco da unidade – formado pelo PRB-PDT-PTN-PRP-PSDC-PPL – se reuniu nesta segunda-feira e deu mais um grito de liberdade e de independência dentro da FPA. Acordaram que a partir de setembro os seus dirigentes vão percorrer os municípios e avaliar onde podem lançar candidatos a prefeito com chance de ganhar. Onde tiverem um nome promissor, lançam com o apoio dos seis partidos.  Não tendo um bom candidato, apoiarão o nome melhor colocado na FPA, mas exigirão a escolha do nome do vice. Sobre a Capital deliberaram em princípio apoiar a reeleição do prefeito Marcus Alexandre, mas não abrem mão de apontar um nome para ser o seu vice. Um nome de vice do PT ou PCdoB, nem pensar! Pelo visto, aos que parece, o bloco é para valer.

Estão agindo certos
A decisão dos seis partidos nanicos que se uniram em bloco para defender os seus interesses políticos na eleição do próximo ano na Capital, não deve ser vista como algo oportunista, mas como uma forma de serem respeitados. Sem isso serão de novo meros cabos-eleitorais da FPA.

Direito como os outros
PRB-PSDC-PTN-PDT-PPL-PRP têm o direito de apresentar um nome para ser o vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre como os demais partidos que integram a FPA para ser discutido. E que o nome saia de uma ampla discussão e não simplesmente vir pela imposição.

SINTESAC
A atual direção do SINTESAC não perdeu a eleição? Por qual motivo se recusa a repassar o poder? Até o momento está tudo muito nebuloso, não se sabe ainda os motivos desta confusão. Seria a hora de uma decisão judicial vir urgente para acabar com a balbúrdia.

Pauta positiva
A visita do governador Tião Viana e do senador Jorge Viana ontem às obras da ponte sobre o Rio Madeira foi uma forma de fiscalizar os trabalhos, já que foram sempre vozes ativas na defesa da sua construção, para acabar com o suplício da balsa.

Saiu fortalecida
Perguntei a cinco professores, inclusive, três não participaram do movimento grevista nas ruas, o que achavam da condução da presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, e todos a elogiaram. Isso mostra que, mesmo tendo fracassado nas conquistas, saiu fortalecida na categoria.

Base eleitoral
Sempre foi muito bem votado para deputado estadual. Por isso, o médico Jackson Ramos, que tem estrutura de campanha, disputará uma vaga de vereador de Rio Branco na chapa do PT, com muita chance.

Resgatar a auto-estima
Será aberta nesta terça-feira em Sena Madureira a “Feira Agro- Purus”, com um novo formato, com o prefeito Mano Rufino buscando fazer da promoção um chamariz para investidores, uma forma de despertar a auto-estima da população e atrair visitantes, movimentando a economia do município.

Discussão na hora certa
Sobre política, o secretário municipal Jairo Cassiano diz que a hora de discutir o assunto é no próximo ano, quando estarão conclusos os investimentos no município. Crê que o prefeito Mano Rufino contará com o apoio do PT, que até o momento não se pronunciou oficialmente.

Terá divisão
Na oposição, ouvi do deputado federal Werles Rocha (PSDB) que a candidatura da ex-deputada Toinha Vieira (PSDB) para a prefeitura de Sena Madureira não tem volta. Com isso, fica descartada a possibilidade dela abrir para o deputado Gerhlen Diniz (PP) ser o candidato único da oposição.

A grande interrogação
Como vai se comportar o PT na eleição para a prefeitura de Sena Madureira? É a grande interrogação. Foi decidida a filiação do médico Alan Areal e da publicitária Charlene Lima no partido. Não deixa de ser um indicativo.

Jogando na espera
Pela informação que a coluna tem, a direção do PT pode sair com chapa própria, caso o prefeito Mano Rufino não recupere a popularidade. Está tudo no compasso de espera.

Precisa correr e muito
Estamos caminhando para a chegada de mais um inverno. O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, tem só este restinho de verão e o próximo para recuperar o prestígio a ponto de disputar uma reeleição com chance. Se a eleição fosse hoje, com toda certeza seria derrotado.

Certeza que se recupera
O prefeito Everaldo Gomes tem dito aos que tocam no assunto que está certo que, com as obras que pretende realizar vai chegar para a reeleição muito forte. Estamos perto de saber.

Quiabo perde
Luiz Carlos Assis, presidente do PPL, manda e-mail irônico dizendo que, a vereadora Graça da Baixada (PT) acreditar que o deputado federal Sibá Machado (PT) pode lhe reeleger é o mesmo que crer em Papai Noel, o da Lapônia. E completa: “Sibá é mais liso do que um quiabo”.

Prática e teoria
O senador Gladson Cameli (PP) prega uma coisa e faz outra. Defende a unidade da oposição e é o primeiro a desagregar, cooptando para o PP, políticos da oposição, como fez com o PSDB.

Assessoria cabeça de vento
Falando no senador Gladson Cameli (PP), ele está mal de assessoria política. O que ganhou trazendo para o PP, os prefeito James Gomes e André Hassem, que eram do PSDB, seus aliados?. Só pode estar tendo como assessor político algum porralouca cabeça de vento.

Trocou macarronada pelos buracos
O prefeito Marcus Alexandre recusou o convite para integrar a comitiva do governo á Milão, na Itália, e a Israel, por mais insistente que fosse a chefe do gabinete do Governo, Márcia Regina. Um vereador aliado justificou a recusa: “Fez certo: tem de cuidar é dos buracos da cidade”.

Candidata a besteirol do ano
Esta frase do responsável pelo Complexo de Piscicultura do governo, Fábio Vaz, é séria candidata ao besteirol do ano: “vamos a Milão, mas sabemos que não vamos fechar nenhum negócio”. Deve estar indo então só para se deliciar com a genuína e variada cozinha italiana.

Uma sugestão
Fábio Vaz, uma singela sugestão: já que os custos não vão sair do seu bolso, que tal dar uma esticada e conhecer Veneza numa gôndola tomando um vinho italiano de boa cepa?

É a única explicação
Leio uma crítica ao fato do deputado federal César Messias (PSB) estar pagando com verba da Câmara Federal 540 reais de diária pelo aluguel de um carro. Vai ver que alugou um esportivo Ferrari, um Rolls-Royce, ou então um carro popular com rodas com aros banhados de ouro.

Bem diferente
O governador Tião Viana disse que as manifestações de domingo último fazem parte da democracia. Bem diferente de alguns aliados, que ficam com a sandice que protestar é golpe.

Faz parte da política
Lavar as escadarias do Palácio Rio Branco pelos manifestantes não foi nenhuma agressão ou novidade, mas um ato simbólico. O “Comitê contra a Impunidade”, formado pelo PT e PCdoB lavou as escadarias do Palácio, do Tribunal de Justiça, incontáveis vezes. Faz parte da política.

Vai dar confusão
O presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, com certeza não vai deixar barato as investidas do prefeito Vagner Sales (PMDB) para desidratar a candidatura do ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul, cooptando os seus quadros.

Nunca foi boa política
Pisar num aliado que pode precisar no futuro nunca foi um bom caminho na vida política.

O poder é passageiro, coronel!
 Vagner Sales costuma deixar pelo caminho os antigos aliados. Logo mais deixará o poder e será mais um “ex”, ai é que começarão os seus problemas mais sérios, com denúncias que terá de responder na justiça e pode ser a vez do troco dos que o ajudaram e ele os abandonou.

Fim do suplício
Até que enfim, acabou a humilhação e o suplício do ex-senador Anibal Diniz, que findou sendo indicado conselheiro da ANATEL, cargo para o qual esperava a indicação desde o início do ano.

.Matador de mãe
O ex-senador Jorge Kalume (PSD) se notabilizou também por ser um político de munheca fechada. Para arrancar algum trocado dele tinha que ter muito boa conversa e persistência. Em uma campanha no município de Feijó, Kalume foi abordado por um eleitor: “minha mãe morreu há uma semana e preciso de uma ajuda para fazer seu túmulo”. Bom de memória, Kalume pergunta: “era sua mãe natural ou de criação?”. A resposta veio rápida de olho no dinheiro: “só tinha ela de mãe”. Kalume riu, e retrucou: “então é a segunda vez que sua mãe morre, na primeira morte já ajudei”. Desconfiado, o eleitor furão saiu de fininho.

 

Compartilhar