O PEN já tem três deputados: Astério Moreira, Lira Moraes e Élson Santiago. E pode ter até a próxima quarta-feira, último dia para filiação com mandato, Helder Paiva, Jamil Asfury, Walter Prado e Maria Antonia, ficando com sete deputados e a bancada mais numerosa da Aleac.
Mais forte
Sem falar que será disparado o partido mais forte, de mais votos e importante da FPA.
Empurrados pela pressão
Motivo das mudanças: Jamil Asfury perdeu o comando do DEM e é execrado pela oposição. Walter Prado está ameaçado de punição pelo PDT e Elsón Santiago pressionado a ser oposição.
Situações diferentes
Maria Antonia (PP) vive a mesma situação de Elson Santiago (PP). O partido está na oposição e eles são da base do governo. Já Helder Paiva está no PR, num partido em decadência política.
Conversa com deda
Maria Antonia vai antes conversar com o marido, o ex-prefeito Deda, para tomar uma decisão.
Domínio completo
Com essas adesões, além do tempo de tribuna, que será o maior de todos partidos, o PEN teria o domínio das comissões legislativas na Casa e seria a bancada mais poderosa da Assembléia.
Bloco detonado
E com isso ficaria detonado o bloco em formação do PSDB-PP, deixando os tucanos falando só.
Enquadrada pública
O presidente do PDT, deputado Luiz Tchê, pode acionar o deputado Walter Prado (PDT) por não ter votado contra a LDO, mesmo orientado da tribuna, por infidelidade partidária.
Saiu da sessão
Para Tchê, o fato de Prado ter se ausentado na hora da votação, é uma insurgência partidária.
Induzida ao erro
A coluna foi induzida ao erro sobre a última votação na Aleac. Os deputados Eber Machado (PSDC) e Edvaldo Sousa (PSDC) votaram contra a exigência de curso superior para ser policial.
Único furo
Assim, o único deputado da base do governo a ser favor do curso superior foi o Walter Prado.
Fim do bloco
Com os votos do Eber e Edvaldo no projeto do governo morre o bloco independente.
Ditado pernambucano
Busco o ditado pernambucano para definir o fim do bloco independente, do qual se salvaram os deputados Luiz Tchê e Walter Prado: “passarinho que come pedra sabe o c* que tem”.
Pura tolice
Foi pura tolice o presidente do PRP, Julinho, se recusar receber o pedido de desfiliação dos deputados Astério Moreira e Lira Moraes, porque não impede nada e será notificado pelo TRE.
Vendaval político
Nunca um partido novo causou um vendaval político na Assembléia Legislativa como o PEN, modificando por completo a correlação de forças políticas na Casa e entre os partidos.
Uma comparação
Partidos como PT, PCdoB, PMDB e PSDB têm apenas dois deputados cada na Aleac.
Uma correção
Um esclarecimento que precisa ser feito é que o deputado que entrar no PEN não precisará recorrer ao TRE-AC, pois, como partido novo, quem se filiar nele não perderá o mandato.
Protesto de daimista
O candidato a vereador pelo PSB, Dr. Raiz, manda um comunicado protestando por a PF ter incinerado quantidades de oasca junto com drogas, o que considera uma ofensa religiosa.
Recesso parlamentar
A ALEAC entra em recesso parlamentar sem ter ficado uma matéria importante nas gavetas.
Eleições mais disputadas
Senador Guiomard, Brasiléia, Epitaciolândia, Bujari e Sena terão eleições sem favoritos.
Muito difícil
É dado como certo no meio jurídico que o registro das candidaturas a prefeito de Francimar Fernandes em Feijó e de Francisco Deda em Rodrigues Alves serão negadas pelo TRE-AC.
Pendurados no tce
Os ex- prefeitos Francimar Fernandes (PT) e Francisco Deda (PP) foram condenados pelo TCE.
Mote inteligente
A irmã do senador Sérgio Petecão (PSD), Lene Oliveira (PSD), está usando em seus santinhos uma associação de nomes bem bolada: Lene Petecão.
Absolutamente certo
O governador Tião Viana está absolutamente certo em ficar longe da campanha de Acrelândia depois que foi desbaratada uma quadrilha de traficantes de drogas em que estavam políticos.
Não merece
O povo de Acrelândia não merece isso, quando não tem político envolvido em pistolagem tem com quadrilha de traficantes de drogas. Parece que enterraram lá uma cabeça de burro.
Demorou demais
O deputado Jamil Asfury (DEM) depois da briga com os tucanos demorou demais na presidência do DEM. A sua destituição por conta disso seria uma questão de dias.
Morto de véspera
Em Brasiléia não se sabe com certeza quem ganhará a eleição, mas se sabe quem será um sério candidato a ser o último colocado, o professor Emerson Leão (PSDB).
Ordem de largada
Tião Bocalon (PSDB) na dianteira seguido de Marcus Alexandre (PT) e Fernando Melo (PMDB). O favoritismo na disputa pela prefeitura de Rio Branco não deverá sair desse trio. Os demais candidatos à PMRB farão mera figuração e com chance quase zero (só por um aborto) de chegarem ao segundo turno. É um quadro do qual não consigo crer que venha ser mudado.
Luis Carlos Moreira Jorge lulajorge@hotmail.com