O senador Jorge Viana (PT) acertou quando disse a um amigo estar ciente que a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) será a adversária do senador Anibal Diniz (PT) na disputa da vaga do Senado, em 2014. Mas erra ao crer que Gladson Cameli (PP) só disputará a reeleição.
Candidato ao senado
O deputado federal Gladson Cameli é candidatíssimo ao Senado. Para buscar a reeleição não teria travado a briga que travou para levar o PP para a aliança da oposição, é mais que óbvio.
Disputa pelo PDT
O deputado Tchê (PDT) está em Brasília onde tenta junto á direção nacional apoio para levar o PDT à oposição. Na outra ponta o governador Tião Viana trabalha para manter o PDT na FPA.
Peso maior
A possibilidade maior é que o PDT fique na FPA, por o partido ser aliado nacional do PT e ter, inclusive, o Ministério do Trabalho. O que deve pesar na hora da decisão na direção nacional.
Decisão independe
Independente do resultado das demarches Luiz Tché já é deputado da oposição. Se não puder ficar com o comando do PDT, ele tentará um acordo para deixar legalmente o partido.
Vice de qualidade
A escolha do deputado Luiz Calixto (PSL) para vice de Fernando Melo (PMDB) deu uma encorpada ideológica à chapa como oposição, pois, se há algo que Calixto faz é oposição.
Mau caminho
Eber Machado (PSDC) e Edvaldo Sousa (PSDC) anunciaram de novo que estão fora da FPA. Por razões anteriores só creio depois de declararem apoio a um candidato à PMRB da oposição.
Fartas razões
E tenho fartas razões do ceticismo, mudam mais de tom que couro de surdo desafinado.
Fruto de acordo
A candidatura da deputada federal Antonia Lúcia (PSC) à PMRB é fruto de um acordo com o PT, para somar votos e levar a eleição ao segundo turno. A chance dela ganhar é quase zero.
É uma piada
A sua “frente evangélica” é uma piada, não tem uma liderança religiosa de primeira linha. Além do fato de que foi cassada pelo TRE-AC, o que impede o registro de sua candidatura.
Aliado de peso
O candidato a prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PSDB), recebeu o importante apoio da deputada Maria Antonia (PP) e do marido Deda, o que deverá lhe render muitos votos.
Anúncio oficial
O PMDB deve anunciar oficialmente essa semana que o professor Emerson Leão (PSDB) será o vice na chapa do vereador Everaldo (PMDB), que disputará a prefeitura de Brasiléia.
Cabeça na guilhotina
Está previsto para hoje na Câmara Municipal de Sena Madureira o julgamento da prestação de contas da ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB). A tendência é de ocorrer uma rejeição por 6 x 2.
Difícil de transpor
Toinha Vieira, com a condenação pelo TCE e com a rejeição de suas contas, é improvável que por isso, ela consiga registrar a sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral do Acre.
Vigiado dia e noite
O vereador Juracy Nogueira ((PP), segundo informações chegadas à coluna, terá a sua campanha monitorada pelo PP e PSDB, e perderá a legenda se ajudar o candidato da FPA.
Simpático ao adversário
Juracy é acusado pelos tucanos de ser simpático ao PT, daí a decisão de monitoramento.
Até que enfim
Pelo menos em Cruzeiro do Sul a oposição está unida, todos os seus partidos estão na aliança que apoiará a reeleição do prefeito Wagner Sales (PMDB), cuja convenção será dia 30.
Disparidade
A chapa de Wagner Sales terá 140 candidatos a vereadores contra 19 apenas da FPA.
Situação complicada
Em Brasiléia há uma situação inusitada para o candidato a prefeito do PT, José Alvanir. Ele tem de manter certa distância da prefeita Leila Galvão para não se contaminar com o seu desgaste.
Cabeça por cabeça
Em Senador Guiomard acontecerá uma das eleições mais duras. Com o apoio do ex-prefeito Celso Ribeiro ao André Maia (PT), findou o favoritismo do prefeito James Gomes (PSDB).
Amarrou mal
O prefeito James Gomes amarrou mal as alianças, por achar que sozinho ele se reelege.
O Zé agradece
Não houve acordo entre os candidatos Carlinhos da Saúde (PSDB) e Bené Damasceno (PMDB). Sem a unidade dão uma nova vida e chance de reeleição ao desgastado prefeito Zé Maria (PT).
Pela janela
Com isso a oposição pode estar jogando pela janela, a eleição para prefeitura de Porto Acre.
Rejeição baixa
O que pode pesar a favor do candidato a prefeito de Xapuri, Wagner Menzes (PSB), na disputa com o prefeito Bira Vasconcelos (PT) é o desgaste e a rejeição do petista em todas as áreas.
Trancos e barrancos
A candidatura do Fernando Melo (PMDB) saiu aos trancos e barrancos. Foram muitas as manobras nas sombras urdidas pelos tucanos para o tirar de cena, mas todas fracassaram. Se o PMDB ganhará a eleição, isso é lá com o eleitor, mas como um grande partido está certo em ter um candidato próprio à PMRB. Não tem motivo de ser sela para o Tião Bocalon(PSDB).
Luis Carlos Moreira Jorge lulajorge@hotmail.com