O gestor do escritório do Ministério de Comércio Exterior do Peru no Acre, Vitor Hugo Rondón, apresentou nesta quarta-feira, 01, ao presidente da Acisa (Associação Comercial do Acre), Jurilande Aragão, a agenda de atividades do Peru que será cumprida no Acre neste mês.
A agenda, com a presença de uma delegação composta de 25 pessoas, entre empresários e o vice-ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Edgar Vásquez Vela, começa com um grande encontro no dia 24 de julho, véspera da abertura da Expoacre, no Comfort Hotel.
Durante o evento, autoridades brasileiras e peruanas debaterão o tão propalado intercâmbio comercial entre os dois países a partir do Acre. “Essa será a maior atividade do Peru aqui no Estado. É uma demonstração efetiva de que eles querem realmente estabelecer, estreitar essa relação comercial. Eles estão nos dizendo que querem manter esse intercâmbio de negócios, que querem estar mais próximos”, destacou o presidente da Associação Comercial do Acre, Jurilande Aragão Silva.
O evento será totalmente patrocinado pelo Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru. Estarão presentes ainda, empresários locais e o governador Sebastião Viana, que tem se mostrado um entusiasta pela consolidação das relações comerciais entre o Acre e o país vizinho através da Estrada do Pacífico.
“Por que estamos realizando este encontro em Rio Branco. Porque pra nós do Ministério de Comércio Exterior é fundamental realizarmos este encontro na zona de fronteira onde é o Estado do Acre a rota de acesso ao desenvolvimento. Será um encontro que vai reunir 12 transportistas do Peru, junto com empresários acreanos e à tarde estaremos realizando rodada comercial e de turismo”, afirma Vitor Hugo Róndon.
Na Expoacre, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, entre 25 de julho e 02 de agosto, dias de realização da feira, o Peru terá participação inédita no evento por meio de um stand, um espaço com 200 metros quadrados com exposições diversas.
O stand terá espaço focado na produção de vergalhões de aço do Peru, cimento, confecções, produtos hortigranjeiros, produção alimentar, além da apresentação do processo de desenvolvimento das regiões de Madre de Dios (fronteira com o Brasil) e Tacna (fronteira com o Chile).
Convênio vai permitir troca de informações entre empresários do Acre e do Peru
Durante a Expoacre, o vice-ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Edgar Vásquez Vela, e o presidente da Acisa, Jurilande Aragão, vão assinar um convênio de cooperação técnica que vai permitir uma maior aproximação entre empresários dos dois países.
A idéia é que mensalmente um funcionário do Ministério de Comércio Exterior do Peru esteja na Acisa orientando e informando os empresários do Acre sobre importação, exportação e logística.
“O que temos dialogado com a Acisa é estabelecer um convênio de cooperação técnica entre a Acisa e o Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru para desenvolver melhores formas de transmitir informações precisa de comércio exterior ao comércio local”, conclui Vitor Hugo.