O jogo do PT para reeleger Marcus bem com foco em 2018

Um jogo de xadrez delicado
O PT terá que jogar no próximo ano um delicado jogo de xadrez com todas as suas nuances, para não sofrer um xeque-mate. A disputa da PMRB não se esgota na eleição do prefeito, nela está embutido 2018. Marcus Alexandre tem de se reeleger com uma votação expressiva para se credenciar bem como candidato ao governo em 2018. Se ganhar apertado, pode até ser o candidato, mas neste caso fragilizado. Se perder, então está fora do jogo. E o PT não tem outro nome com o mesmo peso. O grande adversário do PT não será a oposição, mas o período turbulento do partido, o desgaste popular, os escândalos nacionais e a crise econômica e seus reflexos no Acre e no bolso do povo. Some-se a isso que, nem um dos Vianas poderá ser candidato ao governo. A eleição de 2016 será a mais dura da história do PT.

Vento a favor
O que o PT terá a seu favor? Principalmente o fato de enfrentar uma oposição sem o mínimo de organização política, onde prevalece sempre o interesse pessoal e o tradicional amadorismo. E nenhum um nome que possa ser considerado como sendo espetacular.

Um ano para recuperar
Os vereadores da Capital busquem divulgar os seus atos, porque estão caminhando para o fim do mandato como ilustres desconhecidos da população. Não que nada fizeram, mas pela pouca divulgação que tiveram das suas ações. Não reclamem se houver uma ampla renovação.

Chato de galocha
O governador Tião Viana e seus secretários pagaram ontem todas suas penitências: ouvir o ministro Mangabeira Unger, o maior chato de galocha que já vi com um microfone na mão.

Temporada de greves
Começou a temporada de greves. Os agentes de Saúde estão parados há vários dias na PMRB e ontem, o SINTEAC, anunciou indicativo de greve da categoria para a próxima quarta-feira.

Não terá reajuste
Tenho informação segura das áreas financeiras da PMRB e do Governo, nenhuma categoria espere reajuste salarial para este ano, que não vai conseguir, porque não há como bancar.

Parece que está funcionando
Algum desavisado que lê alguns comentários ou ouve um político falando da ferrovia que chegará ao Pacífico passando pelo território acreano, tem a sensação de que já está funcionando, tal é a babação. Não existe nem o projeto ainda, está na Carta de Intenções, vamos parar de delírios!.

Não se entende
A oposição não se entende sobre a diminuição da maioridade penal de 18 para 16 anos. O deputado federal Werles Rocha (PSDB) é a favor e o senador Sérgio Petecão (PSD) é contra.

Não tem entendimentos
Se o prefeito James Gomes (PSDB) quer impor o vereador Manoel Macedo (PSDB) sem a discussão, procure outro partido, ou então enfrente a vice-prefeita Branca, numa pesquisa.

Rompidos politicamente
James Gomes e a vice-prefeita Branca estão rompidos politicamente. Branca, que deve se filiar ao PSDB é o nome que o presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, quer como candidata tucana à prefeitura de Senador Guiomard. E a escolha será por pesquisas.

Em boas mãos
Não sei se a meta de “alfabetização zero” em quatro anos será alcançada no Estado. Mas o comando do programa está em boas mãos, as do professor Moisés Diniz, um obstinado pelo que faz.

Aguardando sinal
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, espera apenas o sinal do deputado federal Silas Câmara (PSD) para dizer em que partido quer que se filie, está certo que não ficará no PSDB.

Projeto para 2018
No projeto da família Câmara está eleger Antonia Lúcia deputada federal e André Hassem deputado estadual, na eleição de 2018. A meta em 2016 é apoiar e eleger vários prefeitos.

Em baixa no pmrb
O PRB não está nem um pouco contente com o ex-deputado Edvaldo Sousa. E que tinha dado a garantia que topava ser candidato a prefeito pelo partido no próximo ano e depois afinou.

Solução em casa
Acho legítimo o PRB querer ter candidato próprio à PMRB. Se o PRB quer mostrar que não se trata de firula, tem em casa a solução do problema: lançar o deputado federal Alan Rick (PRB).

Jogo manjado
Mas, se a intenção é falsear uma candidatura à PMRB para barganhar a indicação do vice do prefeito Marcus Alexandre é uma tática surrada, jogo mais do que manjado, não dará certo.

Fechado em copas
A avaliação comum ouvida sobre a eleição para a prefeitura de Sena é que o deputado Gehlen Diniz (PP) está queimado, depois de eleito se fechou em copas e não atende os eleitores.

Joga pedra na Geni
Em Sena Madureira, quando era prefeito, Nilson Areal era alvo de afagos e paparicos. Fora do poder virou a versão política da “Geni” da música do Chico Buarque: todo mundo joga pedra.

Minha opinião
Mesmo fora do poder, a minha avaliação não muda: Nilson Areal tem um nicho que o segue em todas as eleições e para onde pender será um fator decisivo na eleição de Sena Madureira.

Não perde otimismo
A crise econômica é braba. É consenso nacional. Mas, nem isso fez o governador Tião Viana perder o otimismo, sempre está com uma agenda positiva em pauta e com o astral em cima.

Seria o fim
Fosse o Tião Viana um governador de astral baixo, pessimista, parado, o Acre já tinha ido para o fundo do poço há muito tempo. E um bom gestor se conhece é na crise e não na bonança.

Proposta na mesa
A proposta que o PSDB vai levar ao prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, é que ele indique um vice do PMDB na chapa do Henrique Afonso (PSDB), para disputar a prefeitura do município.

Sem alternativa
E o prefeito Vagner Sales não tem alternativa política, a não ser indicar o vice, pelo fato de não ter um nome com densidade eleitoral dentro do PMDB para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul.

Adoçado com ouro
Só com café no seu gabinete o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) gasta 11 mil reais com verba da Câmara Federal?. Vai ver que o café é adoçado com ouro, nunca se sabe, né, leitor?.

O filho não é teu, petecão!
 O senador Petecão (PSD) aparece como pai da idéia de aumentar a pena para quem aliciar menores ao crime. O filho não é teu!. O autor da idéia é o deputado federal Léo Brito (PT).

 

Processo finalizado
A vereadora Matilde (PSDB-Feijó) está com seu processo de expulsão praticamente finalizado no PSDB, como pena por ter apoiado Tião Viana no segundo turno da eleição para o governo. Se recorrer, a direção tucana não lhe dará legenda para ser candidata. Melhor sair do partido.

Francimar Fernandes
Falando em Feijó, o PT só tem um candidato a prefeito para 2016: o ex-prefeito Francimar Fernandes. As pesquisas mostram que com o prefeito Merla Albuquerque(PT), haverá dificuldade de reeleição.

Os amarelinhos da sibéria
O radialista Ilson Nascimento estudava com alguns irmãos numa escola de barro batido no bairro da Sibéria, em Xapuri. Certo dia, a professora começou a notar buracos nas paredes, e contratou um vigia para descobrir o mistério. Montou campana num mato próximo. Às 18 horas chegou o Ilson e os irmãos com um litro de Q-suco. Sentaram-se encostados na parede e começaram a comer barro da escola com o refresco de groselha. Flagrados, receberam como pena reconstruírem as partes degustadas. Pelo episódio, Ilson Nascimento e os irmãos ganharam o apelido de “Os Amarelinhos da Sibéria”, que é como são conhecidos em Xapuri.

As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com
Compartilhar