“Se chover mais dois dias a água passa por cima da ponte metálica”, diz Davi Friale

Davi Friale

O pesquisador meteorológico Davi Friale alertou na tarde desta quinta-feira, 26, que a cheia do rio Acre em Rio Branco este ano será a maior dos últimos 60 anos superando a de 2012, quando o rio atingiu os 17,64 metros, e a de 1997, quando o manancial chegou aos 17,67 metros. Ele acrescentou ainda que se “houver o mesmo volume de chuvas, entre 50 e 100 milímetros, que provoca a atual enchente, as águas do rio Acre vão passar por cima da ponte metálica e chegar ao Mercado Velho. A cada 60 anos ocorrem esses grandes eventos. São enchentes como a de 2012, a desse ano e a de 2011”, completou.

No começo da tarde de hoje, o rio Acre alcançou os 16,42 metros, informou a Defesa Civil. Na capital do Acre, o manancial desabriga 830 famílias de 19 bairros. Por causa da cheia a prefeitura decretou estado de emergência.

O pesquisador lembrou que chegou a alertar na semana passada que Brasiléia e Xapuri iriam sofrer uma mega cheia e não descarta novos alagamentos na região do Alto Acre. “Basta mais dois dias de chuva para que isso aconteça”, disse.

Friale finalizou que até 2020 Rio Branco vai sofrer com uma alagação que vai chegar às escadarias do Palácio Rio Branco. “Mas o auge mesmo é a enchente que pode chegar próxima a escadaria do Palácio Rio Branco”.

26.02.15 Rio Acre (Fotos Fagner Delgado) (13)

Compartilhar