Máquinas para produção de café estão paradas há quase 2 anos em Mâncio Lima

Mâncio Lima desponta como produtor de café e vai ganhar um Complexo Industrial do produto, que está em obras. Mas um secador e um descascador de grãos estão desde março de 2022 no pátio da prefeitura do município, enquanto os produtores precisam dos itens para industrializar café.

As máquinas foram adquiridas com emenda do ex-deputado federal, Jesus Sérgio, de R$ 239 mil.

Um produtor que enviou as fotos ao ac24horas disse que a maior parte deles seca o café em suas propriedades em cima de lonas e estruturas improvisadas. “É revoltante ver esses equipamentos aqui pegando sol e chuva enquanto a gente precisa deles funcionando para beneficiar o café que colhemos. Esses equipamentos aí dariam para atender mais de 40 produtores de café de Mâncio Lima”, conta.

Atualmente, já há mais de 100 produtores de café no município, onde há 800 mil pés de café plantados, em 549 hectare de terra. Os equipamentos para descascar e secar o café só existem em uma propriedade particular. Um Complexo Industrial do Café está sendo erguido no município, com recursos do Governo Federal, mas só ficará pronto no final deste ano.

A prefeitura de Mâncio Lima informou por meio da Assessoria de Comunicação que a gestão vai construir um galpão para instalar os equipamentos. “Após receber os equipamentos, a prefeitura buscou recursos para construir um galpão, cujo processo está em andamento na Amac”, citou a Assessoria, sem definir data para a construção do galpão e o início do uso dos equipamentos para o beneficiamento do café.

Compartilhar