Colégio de Aplicação deve migrar para antigo prédio da U:Verse até entrega do novo prédio

O Colégio de Aplicação – CAp, da Universidade Federal do Acre (Ufac), deve deixar de funcionar em breve em seu endereço histórico, na Avenida Ceará, centro de Rio Branco. A instituição deve ocupar temporariamente o prédio onde funcionou a U:Verse, até que o novo prédio nas dependências do campus Rio Branco da UFAC esteja pronto.

Segundo a assessoria de comunicação da Universidade Federal do Acre, o motivo da mudança do CAp para o prédio da U:Verse é porque o local é o que melhor atende às necessidades do colégio. Outras informações, como a data de início do ano letivo, devem ser divulgadas na próxima semana.

Criado a partir de uma resolução de 1981, os Colégios de Aplicação surgiram em todo o Brasil a partir da ideia de uma formação continuada das escolas até as universidades federais. No Acre, o Colégio de Aplicação vinculado à Universidade Federal do Acre existe há 40 anos no centro de Rio Branco oferecendo ensino fundamental (1 e 2) e médio. Com o decorrer do tempo, no entanto, a estrutura física da instituição ficou defasada.

Em dezembro de 2023, o senador Alan Rick destinou uma emenda parlamentar de R$ 7 milhões para contribuir com a construção do novo Colégio de Aplicação, que será construído nas dependências do campus da UFAC em Rio Branco. Ao custo de R$ 18 milhões, o novo prédio do CAp terá 18 salas de aula, laboratórios, auditório, ginásio esportivo e refeitório. Toda a estrutura ocupará quase cinco mil metros quadrados dentro da área da Universidade. A construção deve começar com o início do verão e a estimativa para a conclusão da obra é de 3 anos.

Compartilhar