Retomada de Essequibo pela Venezuela pode reacender disputa da Bolívia pelo Acre

Foto: Christian Lynch é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro Eduardo Anizelli/Folhapress

O cientista político e historiador Christian Lynch, editor da Revista Insight Inteligência, afirmou na rede social X que uma posição ideológica favorável à retomada de Essequibo, na Guiana, pela Venezuela, significa, por coerência, que a Bolívia pode exigir a reincorporação do Acre ao território boliviano.

As tensões entre os vizinhos Venezuela e Guiana aumentaram nas últimas semanas devido a uma longa disputa territorial. Em questão, está um território fronteiriço de 160 mil quilômetros quadrados em torno do rio Essequibo, que é principalmente uma área de selva, rica em petróleo e gás offshore.

Em sua publicação, Lynch afirmou: “A luta anti-imperialista pode chegar na Bolívia e lá vão pedir o Acre de volta; que o barão do Rio Branco levou o território molhando a mão da corrupta oligarquia boliviana da época! Pau que bate em Chico bate em Francisco”.

Foto: Christian Lynch é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro Eduardo Anizelli/Folhapress

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na última semana, em seu perfil no X, que o país optou pelo diálogo direto com a Guiana, mas que as autoridades da nação sul-americana revogaram o Acordo de Genebra e “ameaçaram” ceder território para uma base militar para o Comando Sul dos Estados Unidos.

“Não contaram com a nossa astúcia, o povo saiu em defesa da Guiana Essequiba. Não poderão ignorar a vontade soberana da Venezuela!”, escreveu Maduro. A embaixada dos EUA em Georgetown, capital da Guiana, anunciou que o país faria exercícios aéreos militares na região.

Compartilhar