Cumprindo agendas nacionais em Brasília (DF) nesta terça, 17, o secretário de Estado de Educação representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), acompanhado do secretário da Fazenda Amarísio Freitas, estiveram no evento “Compromisso pela Valorização dos Professores”, realizado no Congresso Nacional, promovido pela Bancada da Educação da Câmara dos Deputados. A Bancada é presidida pela deputada Federal Tábata Amaral (PSB).
No encontro, foi assinado o termo de compromisso pela valorização dos profissionais no país, documento construído com a sociedade, apresentando as propostas de melhorias de trabalho e valorização da categoria. Ainda no encontro, foi lançado como ferramenta inovadora o Indicador de Valorização dos Professores (IVP), que busca fazer um estudo de análise da valorização da profissão de professor na sociedade brasileira.
“Seguindo orientações do governador Gladson Cameli, como secretário de Educação, estamos dialogando com o executivo e o legislativo federal na busca de melhorias na valorização do professor”, afirma o secretário Aberson Carvalho.
O chefe da pasta destaca ainda que o governo do Acre vem trabalhando pelos avanços dos profissionais da Educação, como a aplicação do reajuste salarial de 14,95%, mais os 20,33%, garantindo um percentual de reajuste de 50% em 2 anos para os profissionais da Educação.
“Mas, conhecendo a realidade do chão da escola, entendo que a base salarial nacional do professor ainda é inferior ao ideal, por isso estamos aqui em Brasília constituindo junto a frente parlamentar da Educação, melhores condições de trabalho e de desenvolvimento para nossos educadores”, conclui.
Também estiverem presentes no evento a deputada Federal Socorro Neri (PP), que também compõe a Bancada da Educação e coordena a Comissão de Desenvolvimento e Valorização de Professores, além do deputado Estadual Nicolau Júnior, primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia legislativa do Acre.