Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico da Fundhacre já ofertou mais de 7 mil exames

O Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) é uma modalidade de prestação de serviços ofertada nas unidades de saúde, responsável pela realização de exames complementares das linhas de cuidado da atenção básica e de atenção especializada.

Tem como objetivo apoiar a realização de um diagnóstico assertivo, esclarecer diagnósticos, além de realizar procedimentos terapêuticos específicos para os pacientes. De janeiro a março o serviço atendeu mais de sete mil pessoas com a realização de exames.

Na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), o serviço oferta 21 exames, incluindo o de colonoscopia, que passa a ter retorno nesta terça-feira, 18, com a organização de 200 exames por mês. O serviço do SADT é ofertado durante toda a semana pelos períodos da manhã e da tarde, além de atendimentos aos sábados.

Colonoscopia é um exame que visualiza o intestino grosso até chegar ao delgado. É recomendado em caso de sintomas como sangramento nas fezes, diarreia, intestino preso e dor abdominal. Para a população sem sintomas, o ideal é fazer o exame a partir dos 45 anos e repeti-lo a cada 10 anos.

“Estamos retornando com os exames de colonoscopia, que passam a ser regulamentados dentro da estrutura. Estamos com dois novos equipamentos modernos, que irão passar a contribuir nesse processo. É um avanço para o estado. Esse é um resultado do compromisso do governo com a sociedade”, enfatiza o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva.

Atualmente são ofertados exames de:

– Ultrassonografia oftalmológica;

– Eletroencefalograma;

– Broncoscopia;

– Eletroencefalograma com sedação;

– Ecocardiograma transtorácico;

– Eletrocardiograma;

– Gastrostomia percutânea;

– Endoscopia;

– Eletrocardiograma com sedação;

– Raio-x do tórax;

– Endoscopia com ligadura elástica esofágica;

– Endoscopia com esclerose;

– Ultrassonografia de carótidas;

– Ultrassonografia de partes mole e músculo esquelético;

– Todas as ultrassonografias (USG);

– Ligadura elástica de hemorroida;

– Punção aspirativa PAF (Só de Tireoide);

– Tomografia para pacientes internados;

– Ultrassom doppler arterial e venosa;

– Videolaringoscopia;

– Colonoscopia.

Crédito da foto: Gleison Luz

Compartilhar