O projeto de lei de autoria do deputado Clodoaldo Rodrigues, para mudar o nome do Hospital Regional do Juruá, foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira, 12, por unanimidade na Assembleia Legislativa.
Com a aprovação na casa legislativa, o local passará a se chamar Hospital Regional do Juruá Irmã Nair assim que o governador Gladson Cameli sancionar a lei. Segundo o autor da proposta, a intenção é homenagear uma figura histórica da região.
“É uma honra homenagear essa dedicada profissional da saúde que contribuiu muito para nossa região. Tenho orgulho de ter proposto esse projeto em sua homenagem e tenho certeza de que sua memória será perpetuada e servirá de inspiração para outros profissionais da saúde”, declarou Clodoaldo.
Irmã Nair, nascida em Piratuba, cidade de Santa Catarina, era da Congregação de Servas de Maria Reparadoras desde os 21 anos de idade. Veio para Rio Branco, em 15 de fevereiro de 1989, onde foi destinada para trabalhar no Hospital Santa Juliana.
Sempre atenta a sua formação profissional, formou-se em enfermagem pela Universidade Federal do Acre em 1995. Buscando o aprimoramento profissional, em 1997, concluiu o curso de Pós-Graduação em Saúde Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo (SP).
Trabalhou no Hospital Santa Juliana durante 21 anos, entre 1989 a 2010, sendo responsável pelas primeiras reformas e inauguração da UTI do lugar. Assumiu a administração da Fundação Hospitalar do Estado do Acre/FUNDHACRE de 2011 a 2014.
Em 2006, na missa de inauguração do Hospital Regional do Juruá, ela foi nomeada para assumir a organização e acompanhamento da primeira equipe de trabalho, visando o funcionamento da importante casa de saúde.
A religiosa iniciou a prestação de serviços em abril de 2007, assumindo a direção geral, com parceria entre a Associação Nossa Senhora da Saúde (ANSSAU) e a Secretaria de Saúde do Acre (SESACRE), permanecendo até o último dia de vida, 24 de setembro de 2022.
“Durante o período que esteve à frente do Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul foi referência em saúde pública, tendo seu trabalho admirado e elogiado por diversos representantes. Milhares de vidas foram resguardadas devido à excelência de sua gestão,
honestidade e compromisso com a saúde pública. Chorou a perda de cada membro de sua equipe que sucumbiram para o COVID-19, mas, estava à frente da batalha e nunca recuou”, explicou o parlamentar.