Acre empaca em garantir internet e 45,4% das escolas estão desconectadas da web

A pandemia revelou a desigualdade de acesso à internet

Os dados do Painel de Conectividade nas Escolas, uma plataforma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram atualizados e seguem mostrando a precariedade em que estudam milhares de crianças e adolescentes no Acre, ora em escolas sem energia elétrica ora sem sinal de internet.

Segundo o PCE da Anatel, das 1.487 escolas 675 não tem internet. São 45,4% de estabelecimentos de ensino desconectados -mas na área rural a situação é ainda pior: de 1.074 escolas, 653 (60,8%) não tem internet.

O percentual é levemente menor que os dados de 2022, quando 46% das escolas não tinham internet (leia aqui: https://ac24horas.com/2023/01/09/35-das-escolas-do-acre-nao-tem-energia-eletrica-e-46-sem-sinal-de-internet/). O fraco avanço mostra quão grande é o desafio de garantir estudo de qualidade nas diferentes regiões do Acre.

O painel consolida diversas informações sobre a conectividade nas escolas brasileiras. Entre as fontes de dados utilizadas estão: Censo Escolar, Programa de Banda Larga nas Escolas (PBLE), Conectividade em Escolas Rurais, Medidor Educação Conectada, Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) e Nordeste Conectado.

No Acre, são 26.332 alunos e 1.884 professores sem internet.

Quanto aos laboratórios de informática, o quadro só piora: em Assis Brasil e Jordão, 100% das escolas não possuem esse ambiente, ainda de acordo com a Anatel.

No painel da Agência são consideradas as escolas públicas em atividade, de dependências municipais, estaduais e federais, de acordo com o Censo Escolar.

“São consideradas escolas com internet aquelas com acesso declarado no Censo Escolar ou por outra fonte governamental”, esclarece a Anatel.

O Painel de Conectividade nas Escolas atualizado pode ser acessado aqui: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/infraestrutura/conectividade-nas-escolas

Compartilhar