Os caminhos da Mailza Gomes

POR SER extremamente comedida, a vice-governadora Mailza Gomes, foto, nunca falou de público sobre o assunto. Mas, ela está jogando com foco nas próximas disputas majoritárias. Não é preciso ser muito arguto na política, para se antever que ela tem como meta conseguir que o governador Gladson Cameli apoie a reeleição do prefeito Tião Bocalom, seu adversário na disputa da PMRB e na mais recente eleição para o governo. Mailza tem feito este tipo de movimento, também, dentro do PP. Mailza não é essa incauta na política, que alguns possam pensar. Ninguém duvide que, na hipótese do Gladson resolver ser candidato ao Senado, na eleição de 2026, e ela assuma de forma definitiva o governo, possa se declarar candidata a governadora. E, ninguém poderá lhe impedir. Os outros pretendentes ao Palácio Rio Branco fiquem de olho. Se chegou a senadora e a vice-governadora sem votos – isso é um aspecto – estando ela no governo, isso será irrelevante caso queira pela primeira vez se submeter de forma individual à vontade popular. Para fechar: a disputa pela prefeitura da capital será o primeiro round para a briga pelo governo na eleição de 2026. O quadro é este.

PASSA PELO GLADSON
NÃO SEJAMOS INGÊNUOS em pensar que qualquer candidatura a prefeito de Rio Branco dentro do atual grupo no poder, não passe pela benção do governador Gladson Cameli.

PERDE A ALEAC E GANHA A CULTURA
O DEPUTADO Daniel Zen (PT), um dos quadros mais preparados da ALEAC, não se reelegeu. Voltará a ser professor na UFAC e baixista na banda de Rock Filomedusa. Perde o debate político e ganha a cultura.

VENCEU A MEDIOCRIDADE
BASTA dar uma olhada na relação dos deputados estaduais eleitos, para se ver alguns perfis de medíocres, eleitos pelo poder econômico. Pena, mas é verdadeiro.

MINISTRO FRACO
NA SUA primeira prova de fogo o ministro da Justiça, Flávio Dino, se mostrou fraco. Não conseguiu montar um esquema para impedir a invasão do Congresso, pela bolha radical bolsonarista que pede a volta da ditadura.

AMPLAMENTE CONIVENTE
E, tudo aconteceu com a conivência do governador bolsonarista do DF, Ibaneis Rocha, que não movimentou um esquema policial para conter o vandalismo na sede dos poderes. Foi amplamente conivente com o vandalismo.

COMEÇA PELA CASA
MAS, quando se tem um ministro da Defesa, como José Múcio, do PT, que diz que os acampamentos bolsonaristas eram toleráveis porque tinha amigos neles, tem que se colocar o seu nome também nos omissos no episódio.

NÃO VAI TER GOLPE
SE REPETE o triste espetáculo dos militantes do Trump, na invasão do Capitólio americano. Nos EUA, a democracia prevaleceu, e no Brasil também se repetirá. E, tanto lá como aqui, vão acontecer dezenas de prisões.

BANDO CRIMINOSO
TODA liberdade de expressão deve ser defendida. Mas o que aconteceu em Brasília com a depredação do STF e do Congresso foram atos perpetrados por bandidos. Não existe uma outra denominação para qualificar a turba.

DEMOCRACIA VENCERÁ
AS ELEIÇÕES foram limpas e a democracia vai vencer.

NOME NA MESA
O DEPUTADO federal eleito Gerlén Diniz (PP) me disse que também colocou o seu nome no debate para ocupar a liderança da bancada federal, hoje comandada pelo senador Petecão (PSD). O PP tem três dos onze votos.

MUITO ALÉM
O EX-SECRETÁRIO de Segurança, Coronel Paulo César, foi um dos melhores quadros do primeiro mandato do Gladson. A sua saída tem muito mais motivos do que os que já foram divulgados, é o que se ouve nos bastidores. Se é o que se propala, sua posição foi firme, e certa.

O FUNDO APARECE
JOGADO de canto e humilhado pelo Gladson no processo político que se encerrou, o senador Márcio Bittar (União Brasil) posta que seu gabinete está de “portas abertas,” para receber o governador. Quem muito se abaixa, o fundo aparece, diz o velho ditado.

O CUPIDO ME FLECHOU
FALANDO no senador Márcio, com quem ele conversa mete no meio do papo ser um homem apaixonado, que encontrou sua Branca de Neve, e vai levá-la para o altar em breve. Que toque a marcha nupcial dos pombinhos.

MUITO MAIS IMPORTANTE
TER VIADUTOS na cidade, são obras que podem desafogar o trânsito. Mas, muito mais importante ao prefeito e ao governador é criarem políticas públicas para acabar com as situações de milhares de famílias acreanas que vivem na de pobreza e extrema pobreza.

MISSÃO DIFÍCIL
CADA UM no seu estilo, mas tanto o deputado Gérlen Diniz (PP) como o deputado Pedro Longo (PDT), foram dois líderes do governo eficientes, na ALEAC. Não será fácil encontrar na próxima base do governo, um nome à altura para a difícil missão.

PRECISA REAVALIAR
DEPOIS de sofrer um vendaval de traições dentro do seu partido, não existe outro caminho ao senador Sérgio Petecão (PSD) ao não ser o de expulsar os traidores. Se quer se recuperar da derrota para o governo, tem de começar a fazer uma depuração no seu próprio partido.

DOIS ASPECTOS
NA POLÍTICA existem dois aspectos: No primeiro, por não concordar com uma candidatura, você abandona o partido e vai apoiar outro nome. Isso é da democracia. Mas, quando você está num partido e apoia uma candidatura adversária, isso é traição. E não deve ser tolerada. Ou a vida partidária vira uma grande zorra.

FRASE MARCANTE
“Todos os dias penteamos e arrumamos os cabelos. Por que não o coração”? Ditado chinês.

Compartilhar