As queimadas deram sinal de trégua desde que as chuvas se intensificaram no Acre em outubro mas as seguidas friagens tem trazido dias secos que estimulam o uso do fogo.
De acordo com o mapa de consolidação do risco de fogo previsto para este sábado, 5 de novembro, há possibilidade de novas queimadas em vários pontos do Estado. Esse risco, porém, varia de baixo a mínimo. “O risco de fogo Médio a alto é previsto em ponto isolado no município do Bujari”, informa o boletim da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Políticas Indígenas do Acre.
O princípio do risco de fogo é de que quanto mais dias seguidos sem chuva, maior o risco de queima da vegetação.
Com o recrudescimento das queimadas urbanas, a qualidade do ar em Rio Branco avança para ficar comprometida novamente, especialmente quando se trata da saúde de crianças e idosos.
De acordo com o portal O Tempo Aqui a umidade relativa do ar caiu a 23% neste 1ª semana de novembro em Rio Branco. “É muito provável que, nos próximos dias, sejam registrados novos recordes, com percentuais até inferiores a 20%, o que caracterizaria o estado de alerta para a saúde humana”, diz o portal.