Mais de 1,5 mil pacientes não foram buscar exames no Cecon

Desde 2019, o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) vem acumulando mais de 1,5 mil exames de mamografia, que aguardam a retirada por parte dos pacientes.

Pensando nesse problema, o governo do Estado criou uma campanha educativa, frisando a importância da volta dessas mulheres para a busca dos resultados de suas análises médicas.

Desde os últimos 3 anos, 12.7 mil exames de mamografias foram realizados no local, desses números, 1.587 precisam ainda serem retirados, sendo 780 do ano de 2019, 314 de 2020, 209 de 2021 e 284 de 2022.

“Nossa maior demanda pendente para retirada, ou seja, o comparecimento dessas pacientes, está no ano de 2019. Estamos orientando as pacientes, já no ato do exame, a buscarem seus resultados e, de certa forma, tem dado certo”, disse Lucilene Oliveira, responsável pelo setor de mamografia do Cecon.

A unidade solicita que as pacientes que aguardam ser chamadas para realizar exames ou receber resultados, compareçam ao centro para atualizar o cadastro, munidas com o protocolo de atendimento.

Em caso de extravio, deve ser apresentado um documento de identificação. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h, na Travessa Hemoacre, ao lado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Compartilhar