Palácio estuda oferecer Sedur e Indústrias para Alan

A transição para 2023 dentro do Palácio Rio Branco estuda uma forma de prestigiar aliados que não foram tão valorizados nos últimos 4 anos, como o caso do deputado federal Alan Rick (UB), que se elegeu senador neste ano e toma posse em fevereiro de 2023. O parlamentar, que no primeiro governo do governador Gladson Cameli tinha sob a suas influência política apenas o Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr Grechi, aguarda uma conversa franca com o governo para definir espaços, mas aparentemente sem pressa.

O ac24horas apurou que não existem conversas oficiais ou abertas sobre o assunto, mas o Palácio estaria estudando oferecer duas pastas ao senador eleito: as Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur) e a de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict). Apesar dos nomes ventilados, existe algo que pode mudar a nova composição, pois na próxima Reforma Administrativa a Sedur pode ser incorporada junto a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e tudo indica que Cirleudo Alencar continua na gestão com super poderes de execução. Caso isso ocorra, o governo pensaria em alinhar a Secretaria de Segurança Pública para Alan, já que o atual gestor da pasta, o coronel Paulo César foi apoiador da campanha ao senado. Ainda não se sabe se esse ajuste contemplaria Alan.

Por outro, a reportagem consultou pessoas próximas ao senador eleito, que confirmaram não haver conversas a respeito, mas como Alan já é apontado como possível candidato ao governo em 2026, duas pastas poderiam contemplar seu grupo para fazer trabalho técnico-político: a Secretaria de Pecuária e Agronegócio e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), este último sob a tutela política do partido Progressista.

Compartilhar