Os prefeitos petistas de Brasiléia e Assis Brasil, Fernanda Hassem e Jerry Correia, consideraram de maneira muito clara, nos meses que antecederam a definição das candidaturas ao governo do estado, que poderiam estar do lado do governador Gladson Cameli, candidato à reeleição no pleito deste ano.
No fim de julho, a prefeita Fernanda Hassem declarou à repórter Sandra Assunção, em Cruzeiro do Sul, que estava propensa a apoiar Cameli, principalmente pelo fato de o seu partido não ter, até aquele momento, candidato definido ao governo.
“As coisas podem mudar, mas a minha tendência é caminhar com o governador Gladson Cameli, até porque meu partido não tem candidato ao governo”, disse.
Já Jerry Correia, da tríplice fronteira, declarou em pelo menos duas oportunidades apoio ao atual governador: em maio passado, em entrevista ao jornal O Alto Acre, de Brasiléia, e no começo de julho, ao Blog do Crica.
No entanto, diferentemente do prefeito petista de Mâncio Lima, Isaac Lima, que manteve a palavra de apoio a Cameli mesmo após a convenção que confirmou o nome de Jorge Viana como candidato ao governo, as declarações de Fernanda Hassem e Jerry Correia ocorreram antes desse veredicto.
O ac24horas fez várias tentativas de falar com os dois prefeitos a respeito do assunto após a realização das convenções, tanto de maneira direta quanto por meio de assessores, mas não conseguiu manifestação dos gestores a respeito dos seus posicionamentos neste momento, com a peças postas no tabuleiro.
Uma fonte muito conhecedora dos bastidores da política na regional do Alto Acre disse à reportagem que o momento é delicado para ambos os prefeitos que neste momento preferem não se manifestar. A confirmação de última hora de Viana como candidato ao governo mexeu com decisões que certamente já haviam sido tomadas.
“Estremeceu com muita coisa, eles agora estão naquele momento de não se manifestar, de decidir, enfim. Conversas estão acontecendo, e não são poucas, mas o caminho que eles seguirão talvez não seja assumido junto ao público”, disse a fonte que pediu para ser mantida no anonimato.
Já em Rio Branco, outro petista que também terá a identidade preservada disse que ambos os prefeitos seguirão o partido. “Eles irão com JV, só não irão ao público”.
O ac24horas também tentou falar com o presidente Manoel Lima, do Diretório Estadual do PT, mas não obteve êxito.
Resta aguardar.