A prefeitura de Rio Branco anunciou na última sexta-feira, 8, o pagamento retroativo em relação a sanção do novo piso nacional, para mais de mil agentes de endemias e comunitários de saúde do município, a partir desta segunda-feira, 11. A ação era prevista para outubro, mas foi antecipada pela entidade.
O aumento no valor do salário destes profissionais foi anunciado em maio e assegura a remuneração de aproximadamente R$ 2.400. Serão pagos ainda os meses de junho e julho.
Segundo o prefeito Tião Bocalom, o adiantamento será realizado graças a uma economia feita durante os últimos 2 anos.
“Esses agentes de saúde e de endemias passam a ganhar dois salários mínimos de piso. Eu fico feliz com isso, porque quando o trabalhador recebe um bom salário, evidentemente ele trabalha com mais vontade e atende melhor as pessoas”, disse.
De acordo com o secretário Municipal de Gestão Administrativa, Jonathan Santiago, a iniciativa evidência o papel dos trabalhadores no Estado.
“Essa é uma política de valorização dos servidores, onde eles vão sentir no bolso aquilo que o município está valorizando, não apenas com palavras. Mas de fato, reconhecendo o trabalho e sua qualidade”, destacou.