O Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 se reuniu nesta sexta-feira, 8, para definir medidas de prevenção a serem adota durante as feiras de exposições em Rio Branco e Juruá, além das escolas da rede estadual de educação.
De acordo com o Ministério Público do Acre (MPAC) e o Conselho Estadual de Educação, nos dias de realização da ExpoAcre e Expo Juruá, será obrigatório a apresentação do passaporte vacinal da Covid-19, de acordo com a faixa etária, além da continuidade do uso de máscaras faciais.
A iniciativa busca trazer maior segurança aos visitantes, expositores e organizadores das festividades. Estado e Município atuarão em conjunto na fiscalização e em ações de prevenção.
Saiba como funcionará durante as feiras:
– Crianças de 5 a 11 anos deverão comprovar ter tomado pelo menos a primeira dose da vacina contra o coronavírus;
– Adolescentes e jovens de 12 a 17 anos devem apresentar comprovante de duas doses do imunizante;
– Pessoas com idade acima de 18 anos precisam comprovar esquema vacinal com três doses.
As recomendações irão valer para todos que pretendem participar dos eventos, visando contribuir com a segurança da população.
Prevenção nas escolas
No Acre, as aulas presenciais deverão continuar, desde que mantidos os cuidados com a higiene das mãos, isolamento de casos suspeitos, ou confirmados, e higienização dos espaços, quando necessário.
De acordo com o Comitê, a programação de eventos no âmbito escolar devem ser suspensos. A ação leva em consideração Nota Técnica da Fiocruz, com orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Todas as medidas recomendadas pelo Comitê Especial serão encaminhadas à gestão estadual e, caso acatadas, poderão embasar novo decreto para regular as regras, por um período de até trinta dias, quando será reavaliado a situação da saúde pública no Estado.