Ministério da Agricultura define semeadura da soja no Acre para próxima safra

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União os calendários de semeadura de soja referente à safra 2022/2023 para fins de atendimento ao Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja – Phakopsora pachyrhizi (PNCFS).

No Acre, o calendário estabelecido é de 21 de setembro de 2022 a 8 de fevereiro de 2023.

Até algum tempo o Estado não era citado nessas publicações mas a cultura da soja cresceu muito nos últimos anos no Acre e a perspectiva é de que avance ainda mais.

Segundo a Embrapa, a ferrugem-asiática da soja foi identificada pela primeira vez no Brasil em 2001, e a partir de então é monitorada e pesquisada por vários centros públicos e privados. Segundo o Consórcio Antiferrugem, essa doença, considerada a mais severa da cultura, podendo causar perdas de até 90% de produtividade se não controlada.

As estratégias de manejo da doença são: a ausência da semeadura de soja e a eliminação de plantas voluntárias na entressafra por meio do vazio sanitário para redução do inóculo do fungo, a utilização de cultivares de ciclo precoce e semeaduras no início da época recomendada como estratégia de escape da doença e a utilização de fungicidas.

Compartilhar