A súbita elevação do volume de água na Bacia do Rio Acre chamou a atenção nos últimos dias em razão de a região viver o avanço do período seco, comum para essa época do ano.
De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Rio Branco, o manancial atingiu quase 9 metros nos últimos dias na estação de Aldeia dos Patos, um dos pontos de sua nascente.
Em Assis Brasil, a elevação chegou ao nível de 8 metros no domingo (12) e passou dos 7 metros em Xapuri na manhã desta segunda-feira (13). Nas próximas horas, a elevação ocorrerá em Rio Branco.
Com frente fria, houve acúmulo de umidade, o que provocou a súbita elevação em pleno verão amazônico, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão. “Uma situação atípica. Em 52 anos de monitoramento não tínhamos notícia de algo assim”, disse.
Segundo Falcão, o Rio Acre está funcionando como igarapé e o que aconteceu é um repiquete. “Nada mais é do que uma enxurrada, e ao longo dos próximos dias volta ao normal”, acrescentou.
Em Rio Branco, o rio marcou 3,18 metros na a última medição, na manhã desta segunda-feira.