A Terceira edição da SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, realizada pelo Ministério da Saúde, irá incluir 11 cidades do Acre.
Em 2022, o estudo será realizado com mais de 50 mil pessoas. Ao todo, 422 municípios brasileiros devem participar da iniciativa. O programa visa identificar as condições de saúde bucal mais comuns na população brasileira e subsidiar políticas públicas.
“Na primeira etapa, os profissionais da Atenção Primária à Saúde Bucal passarão de porta em porta, convidando a população para a pesquisa e irá coletar dados socioeconômicos, por meio de um questionário. A participação é importante, visto que o participante que tem algum problema bucal detectado, já é encaminhado para a unidade odontológica”, destaca nota do Ministério.
Logo após o mapeamento nas cidades, que acontece até junho, será feito a fase de avaliação da saúde bucal, com a realização de exames físicos de pessoas com idades de 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Os dados sobre a necessidade de tratamento dentário, urgência de tratamento e de próteses dentárias, também serão verificados.
Os municípios acreanos que participarão da pesquisa são:
– Brasiléia
– Capixaba
– Cruzeiro do Sul
– Epitaciolândia
– Feijó
– Rio Branco
– Rodrigues Alves
– Senador Guiomard
– Sena Madureira
– Tarauacá
– Xapuri