Rede pública de Rio Branco está com 6 medicamentos em falta

Segundo informações que foram confirmadas nesta quinta-feira, 7, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a rede pública de saúde de Rio Branco, está com 6 medicamentos em falta. O motivo do desabastecimento seria devido a carência de insumos e mão de obra para a fabricação dos remédios.

A secretária da entidade, Sheila Andrade, alegou que a prefeitura possui condições de pagar os fornecedores, mas que a inexistência da entrega dos produtos é um problema em todas as regiões do Brasil e no mundo.

De acordo com a gestora, os medicamentos que estão faltando são:

•Amoxilina;

•Amproxol;

•Espironolactona;

•Gliclazida;

•Iboprufeno;

• Nimisulida.

Em relação as fitas para a medição de glicose, a secretária afirma que não houve pacientes que ficaram sem utilizá-las, e que a compra de novas unidades já está com o processo licitatório finalizado.

“Em momento algum faltou fita para qualquer um de nossos usuários. Realizamos uma redistribuição, fizemos um novo monitoramento e nenhum paciente ficou sem fita durante esse período que estávamos de licitação, de renovação, porque tivemos muitos problemas”, disse.

Fernanda Chelotti, coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica, afirmou que outro remédio que não está em falta é a Dipirona.

“Quero deixar claro que não está faltando Dipirona, a prefeitura já tem a licitação e a autorização de fornecimento, está tudo pronto, o que está faltando são os fornecedores nos entregar esses medicamento”, pontuou.

Compartilhar