A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Xapuri enfrentou um período crítico em janeiro de 2021, quando foram registrados mais de 100 casos de dengue por semana na cidade, o que perdurou em fevereiro e chegou a um total de 818 casos até a primeira quinzena do mês de março daquele ano.
Em 2022, a Saúde comemora o resultado das ações que foram determinantes para que os números registrados em janeiro, fevereiro e parte de março do ano passado fossem reduzidos para apenas 14 neste ano no mesmo período, o que representa um total de 814 casos a menos e o desafogamento do sistema de saúde.
A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e suas diretorias de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, e em parcerias com as Secretarias de Infraestrutura e de Educação, desenvolveram inúmeras ações para evitar um novo surto de dengue no início deste ano, quando uma nova onda de Covid-19 era quase certa.
Entre as ações que foram realizadas por uma espécie de força tarefa da prefeitura, destacam-se: mutirão de limpeza em pontos estratégicos; campanhas de conscientização de rádio e internet; palestras através do programa Saúde na Escola; arrastões nos bairros; visitas de campo dos agentes de endemias e bloqueio químico, entre outras.
O município também intensificou a quantidade de equipes de saúde no monitoramento e reforçou ainda mais a conscientização da população sobre seu importante papel no combate ao mosquito e nas medidas de prevenção.
Apesar dos bons resultados alcançados até o momento, a Semusa reforça em divulgação na sua página no Facebook que ainda estamos no período chuvoso e que, por isso, a população não deve relaxar, principalmente deixando a água parada à disposição do mosquito. “Esse esforço e união de todos estão surtindo um grande efeito”, diz o comunicado da Secretaria de Saúde.