Com as chuvas dos últimos dias, nível do Rio Juruá volta e se elevar em Cruzeiro do Sul

Depois de apresentar vazante por uma semana, o Rio Juruá em Cruzeiro do Sul voltou a subir e nesta quinta-feira, 10, está com 12,30 metros.

Como até o dia 15 de março há previsão de acumulado de chuva de 25 mm a 100 mm para todo o Acre, o manancial poderá alcançar e até ultrapassar os 13,94 metros atingidos em fevereiro.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, tenente Josadac Ibernon explica que tudo vai depender da localização das chuvas nos próximos dias.

“Choveu muito na região de Marechal Thaumaturgo, próximo às cabeceiras do rio, desde domingo. Em Porto Walter, o nível subiu mais de 1 metro nos últimos 5 dias e a tendência é continuar subindo até amanhã. E se cair mais chuva no alto Juruá, continuará subindo aqui em Cruzeiro”, informou.

O militar também disse que o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Estado do Acre (IMC) prevê que a maior parte da bacia do Juruá está com previsões climatológicas abaixo da média até o dia 15. Se isso for concretizado, a tendência é de que o rio volte a baixar nos próximos dias.

A cheia do Juruá já alcançou 28 mil pessoas em Cruzeiro do Sul. Cerca de 500 famílias seguem em abrigos públicos mantidos pela prefeitura. Segundo a Defesa Civil Municipal, as famílias só serão levadas de volta para casa quando o Rio Juruá estiver abaixo da cota de alerta, que é de 11,80 metros.

Compartilhar