Começa nesta segunda-feira (7) inscrição para Missão Pedagógica no Parlamento

A Câmara informa a abertura, entre 7 de março e 3 de abril, das inscrições para a 11ª edição do Missão Pedagógica no Parlamento. O programa, desenvolvido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Casa, capacita educadores de escolas públicas de todo o Brasil, que desejam trabalhar temáticas como política, democracia e Poder Legislativo em suas comunidades escolares.

Após dois anos de pandemia, o programa traz mudanças para dialogar com a nova realidade das escolas e será composto por duas etapas:

Primeira etapa (a distância): “Curso Educação para Democracia e o Parlamento”, com carga horária de 40 horas. São oferecidas 432 vagas para todo o Brasil, sendo 16 para cada Estado, preenchidas por meio de sorteio eletrônico.

Segunda etapa (presencial, caso haja condições sanitárias favoráveis): a ser realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, com 27 vagas – uma por unidade da federação, disponibilizadas aos educadores com melhores desempenhos na primeira etapa.

A capacitação aborda conhecimentos relacionados à democracia e representação; conceitos de educação para democracia; o papel da escola para a formação democrática e cidadã e práticas inspiradoras. Tudo isso permeado pela criação de um ambiente de aprendizagem colaborativo, que valoriza a participação de cada educador ou educadora.

A Câmara dos Deputados arca com as despesas de transporte, hospedagem e alimentação para a participação dos selecionados para a segunda etapa, em Brasília.

Os requisitos para inscrição no programa são: estar atualmente trabalhando como professor regente, coordenador, orientador pedagógico ou diretor escolar dos ensinos fundamental ou médio em escola pública; apresentar Termo de Ciência e Ateste da escola ou Secretaria de Educação e não ter participado de nenhuma edição do Programa Missão Pedagógica no Parlamento oferecida pela Câmara dos Deputados.

Participantes que concluem com êxito o curso “Educação para Democracia e o Parlamento” recebem certificado de 40 horas emitido pela Escola da Câmara. Os participantes da segunda etapa recebem certificado acrescido de 25 horas, totalizando 65 horas.

Inscrições serão feitas por meio de formulário eletrônico disponível no Portal da Câmara. Lá também está disponível o edital com todos os detalhes do processo seletivo e da formação.

Compartilhar