Nível do Rio Acre baixa para 13,18 metros e tem tendência de continuar regredindo

O nível do Rio Acre em Rio Branco continuou a baixar nas últimas horas e chegou a 13,18 metros às 18 horas desta quarta-feira (23), de acordo com medição da Coordenadoria de Defesa Civil Municipal (COMDEC). A marca está 32 centímetros abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros.

O rio chegou ao patamar dos 14 metros, que é cota de transbordamento na última segunda-feira (21), segundo dados da plataforma da Agência Nacional de Águas (ANA). No monitoramento da Defesa Civil municipal, no entanto, a cota não foi atingida, chegando a 13,90 metros.

Essa diferença entre os dois monitoramentos é normal, de acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal da capital acreana, o tenente-coronel Cláudio Falcão, que afirma a opção pela medida na régua, feita in loco.

“Sempre há uma diferença da régua para a plataforma. Ficamos com a régua, in loco”, explicou.

Apesar da redução do nível das águas do rio nas últimas horas, o tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que o órgão continua em alerta porque existe a previsão de mais chuvas e também pelo fato de o Riozinho do Rola, afluente do Rio Acre, continuar com volume alto de água.

“Continuamos com uma família desalojada e com todo o monitoramento da situação das demais que foram atingidas pelos igarapés e Rio Acre”, informou.

O Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre (SAH Rio Acre), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), divulgado às 13 horas desta quarta-feira, afirma que o Rio Acre em Rio Branco permanece com tendência de queda pelas 30 horas seguintes.

Compartilhar