Rio Acre pode atingir cota de atenção nos próximos dias

Rio Acre - Foto: Sérgio Vale

Os dados em tempo real da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) das 9h45 da manhã desta sexta-feira (18), coletados a partir da estação de monitoramento do Rio Acre, em Rio Branco, indicam o nível de 10,75 metros, com vazão de 933 metros cúbicos por segundo.

Nas últimas 24 horas, o rio teve uma elevação de apenas 3 centímetros, saindo de 10,72 metros na medição das 12h30 desta quinta-feira (17). Considerados os últimos 7 dias, o manancial teve uma variação de 7 centímetros entre o último dia 10 e esta sexta-feira (18) – 10,68 m para 10,75 m.

O mais recente Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Acre, divulgado nesta sexta-feira pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Agência Nacional de Águas, mostra que nesta última semana, o manancial apresentou elevações, mantendo-se, contudo, abaixo da cota de atenção de 12,5 metros em Rio Branco, assim como nas demais localidades monitoradas.

O boletim também diz que em todos os pontos de monitoramento situados na calha do rio Acre, os níveis estão na faixa de normalidade para o período do ano.

Para os próximos 14 dias estão previstos episódios de chuvas na forma de pancadas, podendo haver acumulados da ordem de 118 mm ao longo do período. Episódios mais intensos devem ocorrer por volta dos dias 20 e 26 de fevereiro.

O acumulado acima representa chuvas próximas da média para o período, uma vez que seriam esperados cerca de 110 mm de chuva ao longo dos próximos 14 dias.

Em Rio Branco a tendência é de que, com essas chuvas, os níveis do rio mantenham-se elevados com a possibilidade de subidas. Não se descarta que o rio ultrapasse a cota de atenção e, caso as chuvas ocorram de modo mais intenso do que o previsto, existe a probabilidade de que o rio atinja o nível de alerta.

Ainda não se vislumbra a possibilidade de o Rio Acre atingir a cota de inundação nos próximos dias, com base nas chuvas previstas.

Rio Juruá- Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá atingiu a cota de alerta, que é de 11,80 metros, na última terça-feira, dia 15. Nesta sexta-feira (18), o manancial atingiu 12,23 metros, por volta das 9 horas da manhã, se aproximando da cota de transbordamento, que é de 13,10 metros. Nas últimas 24 horas, o rio teve uma elevação de 20 centímetros na cidade.

Rio Iaco – Em Sena Madureira, o Rio Iaco está com 10,99 metros nesta sexta-feira. Na cidade, a cota de alerta que é de 14 metros e a de transbordamento é de 15,20 metros. Não estavam disponíveis nesta manhã os dados referentes ao período das últimas 24 horas, mas de acordo com a Defesa Civil Municipal, o rio registrou 11,29 metros na manhã de ontem (quinta-feira, 17/2).

Compartilhar