Três times brasileiros foram eliminados na semifinal do Mundial de Clubes

O Mundial de Clubes da Fifa foi jogado basicamente com o mesmo formato entre 2005 e 2022, reunindo os campeões de seis continentes e mais uma vaga para o campeão nacional do país sede. E em todos estes anos, três times brasileiros foram eliminados nas semifinais da competição: Internacional, Atlético Mineiro e Palmeiras.

Neste modelo de competição, o representante da Oceania joga contra o campeão nacional, em um play-off. Enquanto isso, os campeões de Ásia, África e América Central entram nas quartas de finais. Vencedores da Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa entram direto nas semifinais e, portanto, não podem ser eliminados antes.

Além dos brasileiros, os sul-americanos River Plate (2018) e o Atlético Nacional (2016) também perderam nas semifinais do Mundial da Fifa.

Internacional pioneiro no Mundial de Clubes

O Colorado foi pioneiro entre clubes da América do Sul a cair nas semifinais do torneio. Campeão da Libertadores 2010, o time de Porto Alegre era apontado como favorito ao título, já que o representante do Velho Continente, a Internazionale de Milão estava em má fase.

No começo de 2008, praticamente três anos antes, o Inter havia derrotado o time italiano em um torneio amistoso e esquentava a disputa. Mas, faltou combinar com o Mazembe, time da República Democrática do Congo, o representante africano.

A equipe do goleiro Kidiaba passou pelo Pachuca, do México, nas quartas e avançou como zebra. No jogo contra o Internacional, fizeram 2 a 0 e foram o primeiro time de fora da América do Sul e Europa a jogar uma final de Mundial de Clubes.

Atlético Mineiro o segundo eliminado

O Atlético Mineiro tinha um timaço em 2013. O Galo venceu a Libertadores, passando sufoco nas semifinais e final, levando nos pênaltis. Mas, o time era forte, com Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e companhia. Todos esperavam um duelo na final contra o Bayern de Munique.

Nas semifinais, o rival foi o time casa, o marroquino Raja Casablanca. A equipe já havia passado pelo Auckland City, da Oceania e pelo Monterrey, da América Central. Abriram o placar contra o Galo e Ronaldinho empatou, mas já no fim do jogo marcaram mais dois gols e venceram por 3 a 1.

O Atlético Mineiro ainda teve trabalho na disputa do terceiro lugar e ganhou do Guangzhou, da Ásia, por 3 a 2 com um gol no apagar das luzes.

Palmeiras, a última vítima das semifinais

Disputado em 2021, o Mundial de Clubes 2020 teve o Bayern de Munique como campeão e novamente pegando uma zebra na final, dessa vez o Tigres, do México. O Palmeiras estava com um calendário corrido devido a pandemia de Covid-19 e chegou sem grande preparação ao torneio.

O Tigres eliminou o Ulsan Hyundai nas quartas, ganhando de virada por 2 a 1 com dois gols de Gignac. Nas semifinais, novamente com um gol de pênalti, Gignac fez 1 a 0 para o Tigres e mandou o Verdão disputar o terceiro lugar. E para a surpresa de todos, foram derrotados nas penalidades pelo Ah Ahly.

Compartilhar