Acre encerra 2021 com mais de 2,5 mil empresas fechadas

Comerciantes do centro tem expectativa de vendas - Foto: Cedida

Em 2021, o Brasil alcançou recorde histórico no número de empresas abertas em um ano. Mais de 4 milhões de novos empreendimentos foram iniciados, e de maneira mais rápida, no país. Na maioria dos Estados brasileiros, o processo para abertura de um empreendimento leva menos de dois dias.

No Acre, foram abertas 8.277 empresas no ano passado. De outro lado, ao longo de 2021, foram fechadas 2.513 empreendimentos, gerando saldo positivo de 5.764 empresas em operação.

Com isso, o Acre encerrou 2021 com 37.364 empresas ativas.

Os empreendedores ainda sofrem para abrir uma empresa no Acre. São pelo menos 2 dias e 18 horas para se ter a documentação inicial.

É o que mostra o Boletim do Mapa de Empresas referente aos últimos quatro meses do ano, divulgado na última quarta-feira (9/2) pelo Ministério da Economia.

O quantitativo de empresas abertas representa um aumento de 19,7% em relação a 2020. No balanço entre abertura e fechamento, o país obteve saldo positivo de 2,6 milhões de negócios abertos (o maior já registrado), e encerrou o ano com um total de 18.915.002 empresas ativas. O tempo médio de abertura de empresas diminuiu quase um terço em relação ao registrado no início de 2019 – caiu de cinco dias e 9 horas para dois dias – e 57% dos novos negócios são abertos em menos de um dia.

Todos os estados registraram crescimento positivo nos dados de abertura de empresas em 2021. O Amapá apresentou o maior percentual de empresas abertas, com um crescimento de 40,9% em relação a 2020, totalizando 8.851 novos negócios.

Em 19 unidades federativas, o tempo médio para abertura de empresas é de menos de dois dias. Sergipe e Distrito Federal se destacam como as mais rápidas, com tempo de um dia. Entre as capitais, Maceió é a mais ágil, com 14 horas, em média.

Entre as medidas que contribuem para essa agilidade, estão o Balcão Único, solução tecnológica que integra os dados entre órgãos de cada esfera do governo para agilizar o processo de abertura, encerramento e alterações de dados de empresas. A iniciativa já está presente nas juntas comerciais de 17 estados, com expectativa de implantação em todas as unidades federativas até o final do ano. Outra ação fundamental para agilizar a abertura de novos negócios é a utilização da assinatura eletrônica GOV.BR, que já está sendo utilizada em 24 juntas comerciais. A assinatura GOV.BR simplifica o processo de abertura de empresas, é gratuita e evita que o empreendedor precise comprar um certificado digital ou emitir procuração para um advogado ou contador realizar o processo.

Compartilhar