Com funcionários afastados, Xapuri tem sobrecarga na saúde

Por meio de nota divulgada na tarde desta terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri (Semusa) fez um pedido de compreensão à população em razão de estar enfrentando uma sobrecarga no atendimento que já dura algumas semanas.

De acordo com a Semusa, quase 40% dos funcionários da saúde municipal estão afastados e mesmo com o remanejamento de funcionários as equipes estão trabalhando abaixo da capacidade, o que, segundo a nota, está ocorrendo em todo o estado.

“Reforçamos que o município não possui mais testes rápidos e os swabs (RT-PCR), que acabaram ontem devido à grande testagem, chegarão no período da tarde (desta terça-feira) e as testagens voltarão à normalidade”, diz um trecho da nota.

A Secretaria ainda reforçou que mesmo com a grande quantidade de testes positivos para a covid-19, não foram registrados óbitos neste ano e nem internações recentes no município.

“Isso se dá em grande maioria devido à enorme quantidade de vacinados em Xapuri. Que busquem (a população) uma unidade de saúde para se vacinar, todos acima de 5 anos”, conclui a nota informativa.

Além da nova onda da pandemia de covid-19, o município também enfrenta dificuldades com os surtos de gripe e síndrome mão-pé-boca, além da dengue.

A Semusa não divulgou, no entanto, números detalhados a respeito dos casos de gripe, síndrome mão-pé-boca e dengue no município nas últimas semanas. No que diz respeito à covid-19, os novos casos dispararam desde a segunda semana de janeiro.

Apenas nesta segunda-feira (24) foram mais 42 novos casos, um dado semelhante aos registrados nos piores momentos da pandemia em nível local.

Compartilhar