O Governo do Estado diz que conseguiu reduzir em 29, 7% dos casos de malária no Acre em 2021. O dado foi anunciado na 1ª Reunião Regional de Avaliação do Programa de Controle da Malária, em Cruzeiro do Sul.
A queda nos diagnósticos da doença, entre os anos de 2020 e 2021, se explica por inciativas adotas pela gestão estadual, entre elas o envio de 21 microscópios para o Juruá, região que concentra 80% dos casos. Também se destacam a parceria com o governo Federal, que disponibilizou cerca de cinco mil e novecentos mosquiteiros impregnados de inseticida, e o trabalho de monitoramento feito pelas secretarias municipais.
“O governo, por meio da Sesacre, não vem medindo esforços para combater a malária. Mas, é preciso que a população faça a sua parte, e continue com os devidos cuidados: zelar os terrenos, limpar bem as caixas d’água, além de seguir as orientações dos agentes de saúde, como realizar o exame médico, tomar corretamente os remédios e permitir que se borrife os ambientes julgados necessários”, orientou a coordenadora da Sesacre no Juruá, Catiana Rodrigues.