O deputado Neném Almeida (Podemos) realizou nesta sexta-feira, 29, uma visita a três escolas estaduais situadas na capital, a Elozira dos Santos Thomé, Padre Carlos Casavechia e Clínio Brandão. A intenção da vistoria foi verificar de perto a situação da merenda escolar.
Almeida, que estava acompanhado dos deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Daniel Zen (PT), relatou que nas últimas semanas tem recebido uma série de denúncias de diretores, professores, merendeiras e, principalmente, de pais de alunos alertando que as escolas estaduais não dispõem de alimento suficiente para as crianças.
Ainda de acordo com o parlamentar, a fiscalização confirmou as denúncias. As escolas dispõem de um cardápio elaborado por nutricionistas, entretanto, essas mesmas escolas não recebem todos os alimentos necessários, tampouco, na quantidade necessária.
“Nas visitas, nos deparamos com uma triste realidade: despensas vazias e crianças sem merenda. Os alimentos estão sendo entregues pela metade à maioria das escolas. Algumas não recebem quase nada, e outras, não recebem nada”, comentou o deputado.
Neném destacou que grande parte do problema é a falta de comunicação entre a diretoria de gestão e as diretorias de ensino. “São as diretorias de ensino que estão à frente das escolas, a gestão jamais vai entender as necessidades se continuar isolada daqueles que estão dentro das unidades de ensino. É necessário que se abra um canal de comunicação”, continuou Almeida.
A falta de comunicação entre a gestão e as escolas não prejudica apenas a merenda dos alunos, também foi identificado pelos deputados a falta de professores, falta de segurança, falta de equipe de limpeza, e ainda, a falta de materiais de higiene e proteção contra Covid-19. “É uma situação revoltante! Enquanto o governador dança ao som de late coração, nossas crianças ficam sem alimento. Importante citar que muitas dessas crianças têm na merenda escolar a sua principal refeição do dia. É lastimável, mas enquanto o governo dança, dançamos todos”, finalizou.